06/10/2022 às 22h49min - Atualizada em 06/10/2022 às 22h49min
Nova ciclovia na Ponte Cidade Universitária gera dúvidas e protestos
A maior malha cicloviária do país, com 699,2 quilômetros de extensão, vai ganhar mais de 160 quilômetros adicionais até o fim de 2022. O objetivo da Prefeitura de São Paulo é alcançar 1.000 km de malha até o fim de 2024, conforme previsto no ‘Plano de Metas’. Auditoria, porém, revela os acertos e a necessidade de melhorias. População questiona trecho que está sendo feito na Ponte da Cidade Universitária sobre o Rio Pinheiros.
Depoimentos criticam obras
“Está complicada a situação na Ponte Cidade Universitária devido às obras: o que era ruim agora está um caos…E ainda não entendemos como eles irão implantar essa ciclovia sem atrapalhar o trânsito. Alguém sabe como ficará?” C.B.
“Pelo que entendemos, como eles diminuíram as faixas antes de começarem as obras, a ponte continuará tendo 3 faixas, mesmo com a inauguração da ciclovia. Porém é absurdamente necessário que um farol seja instalado na travessia entre o canteiro central e a calçada, pois todos que ali atravessam hoje, e estão em perigo constante, devido aos motoristas criminosos que não respeitam o CTB e não param na faixa”. J.G.S.
“ART.214-I: ‘Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veiculo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada. Infração: gravíssima, valor da multa: R$293,47. 7 pontos na carteira’ quem dera tivesse um ‘amarelinho’ do CET parado ali o dia inteiro, registrando as infrações”. J.S.
“Outro lugar que está cada dia pior é a esquina da Avenida Pedroso de Morais com a Semaneiros. Uma confusão, precisa urgente de um sinal em três tempos”. P.R.
Conexão entre Pinheiros e Butantã
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, esclarece que a ciclovia está em implantação na Ponte Cidade Universitária. A estrutura tem 485 metros de extensão e fará conexão com as ciclovias da Faria Lima e ‘ciclofaixa’ Alvarenga. A estrutura segue em calçada ampliada, bidirecional, e a implantação segue o que prevê o ‘Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias’. A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2023.
A implantação da estrutura na Ponte Cidade Universitária faz parte dos novos 48 km de vias destinadas ao modal. Outros 23 km já tiveram as obras. Há 120 km em implantação por meio da PPP da Habitação.
Conectar as ciclovias
Até 2028, São Paulo terá uma rede de 1.800 km. Para tanto, já foram definidos, em conjunto com a sociedade civil, o traçado de pouco mais de 160 km de novas vias exclusivas para as bicicletas. Destes, 48 km contratados por meio de duas concorrências, já estão em processo de implantação. Os demais 120 km, aproximadamente, serão implantados por meio da PPP da Habitação.
Plano Cicloviário amplia e melhora a rede cicloviária
O resultado do novo levantamento da ‘Associação Ciclocidade’, realizado em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), demonstra como a execução do ‘Plano Cicloviário’ da Prefeitura de São Paulo é benéfica para quem pedala na capital. Na primeira edição, realizada ainda em 2018, a Ciclocidade apontou que 41% da malha de 485 km existentes à época tinha problemas de manutenção. Já o levantamento realizado neste ano de 2022 demonstra que 81% da rede de 699,2 km está em boas condições.