26/05/2022 às 23h42min - Atualizada em 26/05/2022 às 23h42min

​Falta de segurança na região tem protestos de toda a comunidade

População registra mais ocorrências na região do Butantã, Morumbi e Pinheiros. Em grandes metrópoles, a questão da segurança é sempre uma preocupação. São muitos os casos de arrastões, furtos e assaltos, causando sensação de insegurança. Abaixos-assinados procuram solicitar melhorias sobre o tema, mas moradores fazem depoimentos e mostram que os casos aumentam a cada dia e a insegurança continua.

População traz depoimentos
“Pessoal, Atenção ao passar pelas ruas próximas ao ‘Morumbi Town’. Dia 19 de maio, por volta das 6:30hrs, três indivíduos em duas motos estavam nesta rua e tentaram me assaltar. Por sorte eles estavam parados e trocando de garupa e consegui passar por eles, o que empreendeu uma perseguição até o Shopping, ao qual possivelmente pelo movimento da via, retornaram pela própria rua do’Petz’. Fiquem espertos, pois estamos à mercê desses bandidos.” P.F.

“Roubam só pra conseguir um dinheirinho e tomar uma cerveja com os amigos…” J.C.G.

“A PM é eficiente, mas nunca haverá um policial para cada cidadão! A população deve se armar, pois está muito fácil para os bandidos!” R.R.M.

“O ser humano deve ter o direito ou a livre escolha de ter arma ou não... O que não pode é ficar sem defesa quando o bandido chegar!” R.S.

“Os policiais estão de mãos atadas.” M.C.A.

“A cidade está ‘às traças’. O aumento da violência atinge todos nós, temos conhecimento, quase que diariamente, de  assaltos praticados na região. Infelizmente poucas pessoas fazem o BO, o que não ajuda nas solicitações de aumento de efetivo policial ( sim, a SSP trabalha com estatísticas).” A.M.

“Assine a petição, compartilhe com amigos e vizinhos, por favor! Nossas vozes juntas são mais fortes.”E.O.

“Amigos e vizinhos do Morumbi. Esse fim de semana foi muito agitado aqui no bairro, mas dessa vez os bandidos levaram a pior. Na Rua Domingos Lopes o vigilante Pardin, da equipe EMBRAVI, salvou moradores rendidos por três bandidos armados. O resultado da intervenção foi um dos bandidos morto e dois fugitivos, possivelmente um deles ferido, e os nossos vizinhos salvos do susto, estão bem e sem perdas. Parabéns Pardin! A PM também nos protegeu, prendendo dois assaltantes na Avenida Giovanni Gronchi. Amigos e vizinhos, precisamos nos unir e investir um pouco de cada um de nós para que possamos viabilizar a  ampliação das viaturas privada nas nossas ruas,  ajudando assim a PM  a nos proteger. Ruas seguras espantam a criminalidade.” J.E.S.

“Infelizmente está em todo lugar, somos reféns da bandidagem. Aqui virou terra de ninguém, a gente sai de casa com medo até da nossa sombra. Delinquentes em todas regiões. Seja de moto, bicicleta e ainda os zumbis”. S.G.

“A praça Waldir Azevedo (Mirante da Lapa) tem que ter uso! Uma biblioteca, ciclovia, a casinha tem que estar funcionando, área de esporte, quem sabe uma quadra... Sem uso, o espaço fica assombrado.” E.S.

“Sempre foi, completamente abandonada está praça. É uma pena porque é linda.” M.J.S.

“Essa praça W.Azevedo  passou por revitalização. Tem um grupo de skatistas querendo ocupar de forma saudável com aumento da pista, precisamos ajudá-los e temos que ocupar a praça para afastar o mau uso”. O.M.P.

“Os problemas começam cada dia mais cedo. Não faz muito tempo fui caminhar no final da tarde nesta praça e fiquei constrangida com as práticas e os olhares para mim - como se eu estivesse na hora errada e no lugar errado. E caso haja alguma ação ou começar alguma, contem comigo. Eu e meu marido sempre caminhamos por lá.” M.M.

Associação dos Predinhos faz abaixo-assinado
“Nós, moradores do bairro de Pinheiros e adjacências, vimos por meio deste, solicitar providências em relação à atuação da Polícia Militar na região. Por meio do site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (www.ssp.sp.gov.br/estatística/pesquisa.aspx ) é possível verificar que, de janeiro a março de 2022, já aconteceram 801 casos de roubos em Pinheiros, sendo que o número está aumentando a cada mês. O aumento de furtos, roubos e invasões de domicílios é relatado diariamente em diversos grupos de convivência. O problema não vem de hoje, o bairro tem sofrido com a ação de criminosos, muitas vezes violentos.  Infelizmente nenhum desses roubos, invasões e furtos tem sido resolvidos, mesmo com a realização de boletins de ocorrência.
A situação piorou a olhos vistos nos últimos meses e a população se sente completamente indefesa e insegura em transitar no bairro, mesmo durante o dia. Aos sábados, na região da feira da praça Benedito Calixto, não se vê patrulhamento na região com frequência suficiente para inibir a atuação dos bandidos, que agem livremente, na certeza da impunidade, e agora usam motos e bicicletas, fingindo ser entregadores de aplicativos, para cometer os delitos. O mesmo ocorre na região dos Predinhos da Hipica, região tombada incluindo a Escola Estadual Fernão Dias. O local parece ter se tornado preferido pelos bandidos que encontram facilidade em escapar. Novamente uma comunidade em completo desassossego. Este abaixo-assinado tem por objetivo expressar a indignação de todos os moradores e frequentadores do bairro de Pinheiros e adjacências, em relação a situação precária e perigosa que a região está passando, e contra a qual clamamos por providências. Finalmente solicitamos a avaliação de uma base comunitária em local estratégico a ser estudado. A situação claramente exige.”
O documento pode ser acessado em https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/associacao_dos_amigos_e_moradores_dos_predinhos_de_seguranca_em_pinheiros/?zMkLiab

SAAP também tem solicitação
Junto com outras associações, a SAAP apoia uma petição pública para deputados estaduais de São Paulo aprovarem um projeto de lei (PL 145/22) que cria um cadastro para identificação de entregadores e de seus veículos – uma forma de reduzir os roubos e furtos praticados por ladrões que se fazem passar por entregadores.
O documento é assinado por Associação Viva Moema, Sojal (Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia), Associação Vila Alexandria, Associação Viva Paraíso, Associação AVM (Vila Mariana), AME Jardins, VNC (Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição), Associação Nossa Guarapiranga - ANGua, Associação dos Amigos da Praça João Afonso de Souza Castellano,SABRON (Associação dos Amigos do Brooklin Novo), SAVIMA (Sociedade Amigos de Vila Madalena), AAVO (Associação dos Amigos da Vila Olímpia), SAB (Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava), ANMA ( Amigos Novo Mundo Associados), Sociedade Amigos da Cidade Jardim, SAVIAH-MORUMBI Associação dos Amigos da City Vila Inah e Jardim Leonor, SAAP (Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros), SABABV (Associação dos Moradores do Alto da Boa Vista), CCP (Comunidade City Pirajussara).
A petição pode ser acessada em https://www.change.org/p/vamos-combater-os-assaltos-de-falsos-entregadores-de-aplicativos

Fórum de Segurança Comunitária - 2022
A Gazeta de Pinheiros conversou com Júlia Titz de Rezende, presidente do Conseg Morumbi sobre a atuação do órgão na região.
Que atitudes estão sendo tomadas pela comunidade sobre o tema?
Usamos a ferramenta de prevenção e combate ao crime que é o Programa de Vizinhança Comunitária.
Haverá um encontro neste fim de semana sobre o tema?
Sim, acontecerá o Fórum de Segurança Comunitária. Serão debatidos assuntos relacionados a prevenção.
Há contato com as autoridades para constante análise dos problemas da região?
Sim, os Consegs tem em sua Diretoria a participação dos Membros Natos, que são: o Delegado Titular do 34o. Distrito Policial e o Comandante da 2a.Cia./16o.Batalhão. O Conseg Morumbi realiza uma reunião mensal, nas primeiras terças-feiras do mês, onde os moradores levam suas demandas diretamente aos órgãos públicos.
No sábado (28) das 15h às 16h30 acontece o Fórum de Segurança Comunitária na Av. Prof. Francisco Morato, 2430. O evento contará com palestras do dr. Marcus Vinícius Reis, Delegado Titular do 34° DP com o Tema Tecnologias aplicadas à identificação, de Marcy Campos Verde, Consultor em Segurança empresarial com o Tema Segurança Digital, do Cel. José Elias De Godoy, Assessor e treinador de Segurança com o Tema Segurança Comunitária, e de Luiz Laedio, Consultor de Segurança, com o Tema Conseg e aplicativo SP156.
Durante o evento será lançado o prêmio “Melhores Projetos de Segurança Comunitária” que tem como objetivo promover e destacar as melhores iniciativas organizadas pela comunidade para melhoria da segurança nos bairros e condomínios da região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.