19/05/2022 às 20h59min - Atualizada em 19/05/2022 às 20h59min
Roubos e furtos mais que dobram na região
População registra aumento de ocorrências na região. Em grandes metrópoles, a questão da segurança é sempre uma preocupação. São muitos os casos de arrastões, furtos e assaltos, causando sensação de insegurança. Prefeitura e Governo do Estado prometem melhorias no setor de segurança.
Áreas centrais tem mais problemas
As regiões centrais são as que mais registram roubos e furtos. Bairros de classe média também são alvos de assaltantes. Em Pinheiros, houve um aumento de mais de cem porcento de furtos e roubos entre o ano passado e este. Levantamento do Portal R7 mostra que Pinheiros é 5º distrito com mais sequestros-relâmpagos, com 84 ocorrências. Vila Sônia com 65 ocorrências aparece em 7º, Raposo Tavares com 61 aparece em 8º e Santo Amaro com 47 aparece em 10º.
Os roubos afetam principalmente Campos Elísios, Consolação, Itaim Bibi e Pinheiros. Comparado com o ano passado, o registro do crime nesses locais mais do que dobrou.
Segurança reforçada
A segurança na capital será reforçada com o dobro de policiamento e a implementação da Operação Sufoco, que vai integrar as polícias Militar e Civil e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital. As ações visam combater a criminalidade e melhorar a sensação de segurança da população paulistana.
Serão 4.740 policiais adicionais em jornadas extras, o que permitirá dobrar o número de policiais nas ruas. O contingente aumentado vai permitir a utilização de 1.500 viaturas a mais nas ruas, sendo 500 para pronta-resposta às demandas da população. Haverá também o uso de cinco helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil. O investimento mensal será de R$ 41,8 milhões no pagamento das jornadas extras dos policiais e na utilização das viaturas e das aeronaves, sendo que cerca de R$ 30 milhões serão arcados pelo Governo do Estado e o restante pela Prefeitura.