12/05/2022 às 23h33min - Atualizada em 12/05/2022 às 23h33min

​Problemas à vista: 290 blocos inscritos para o Carnaval de Rua em julho

Durante a reunião entre a secretária de Cultura, Aline Torres e os representantes de blocos, foi acertada a realização do Esquenta de Carnaval nos dias 16 e 17 de julho. Neste ano, 296 blocos se inscreveram para desfilar nas ruas. Ainda não há informação sobre quantos estarão autorizados. Tampouco, foram informados os trajetos escolhidos e os problemas que podem causar, a exemplo de anos anteriores em Pinheiros e Vila Madalena. Independentemente da dimensão dos blocos, o evento requer tempo hábil e um planejamento complexo, como a definição de roteiros, alteração do sistema viário e de transporte público, além de infraestrutura sanitária, serviços de saúde e policiamento preventivo.
Em anos anteriores, região teve problemas
Atos de vandalismo, comércio ilegal de bebidas, bloqueio do trânsito, sujeira nas ruas e uso de drogas em vias públicas foram algumas das situações relatadas pelos moradores às autoridades. Nos dias posteriores ao feriado, a Praça Benedito Calixto foi um dos locais onde os efeitos negativos da festa puderam ser constatados: placas de rua derrubadas, árvores destruídas e fachadas de lojas pichadas.
A festa é descentralizada; porém, a região concentra 85% do público. Um estudo sobre a distribuição dos foliões na capital identifica 85% do público fica concentrado em 10% dos eventos, especialmente nas regiões da Sé, Pinheiros, Lapa e Vila Mariana. “O Carnaval de Rua está nas 32 subprefeituras. Embora o grande público esteja concentrado em 75 blocos, toda a cidade é contemplada pelos desfiles oferecendo um carnaval descentralizado e amparado pela infraestrutura da Prefeitura de São Paulo”, explicou secretário das Subprefeituras e coordenador do Carnaval de Rua 2022, Alexandre Modonezi.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.