28/04/2022 às 22h02min - Atualizada em 28/04/2022 às 22h02min

​Transporte público recebe críticas e SPTrans responde

Um dos principais meios de frear a disseminação da Covid foi o distanciamento social. Porém, em um transporte público lotado na hora de rush, fica impossível manter a prática. Além disso, a população que volta para a casa, depois de um longo dia de trabalho ainda precisa enfrentar horas no aperto e os péssimos serviços oferecidos pelos ônibus no Butantã e região. A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que manteve a frota de transporte coletivo sempre acima da demanda de passageiros, mas a fiscalização das condições da frota e a manutenção dos horários estabelecidos são as maiores críticas da comunidade.

Depoimentos dão o tom do transporte

“O ônibus Cohab Raposo é um ‘inferno’. Em todos os horários está lotado, no sentido Lapa e no sentido bairro. E demora uma eternidade para passar.” M.F.

“Um motivo de deixar de pegar ônibus é a impossibilidade de entrar em uma linha ‘Maria Luiza’ a quase qualquer hora.” C.S.D.

“Essa linha é igual a ‘748 R Barra Funda’, uma lata de sardinha. Só humilhação.” K.A.

“As reclamações têm que ser feitas também na SpTrans e na TransPass.” J.R.

“Mas ultimamente está bem pior, números de ônibus reduzidos, tem que melhorar e muito...” A.F.

“Não são só essas linhas. A ‘8705 Anhangabaú/Shopping Continental’ também está com poucos ônibus.” A.O.

“Essa linha sempre foi um inferno de cheia!” B.R.

“Linha ‘João XXlll’ também precisamos de socorro, pois todos os ônibus sempre lotados.” R.E.

“Ônibus só cheio.” J.S.

“O ‘Vila Madalena’ também no horário das 6 h da manhã, nem se consegue descer se você não ficar na porta.” A.S.

“É muito difícil e sofrido pegar essa linha e aumento de mais ônibus, seria maravilhoso.” O.M.

“Solicitei providências e apoio do Vereador Aurélio Nomura para aumento da frota da linha 715 M de ônibus de nosso bairro.” A.V.C.

Prefeitura reafirma que frota está acima da demanda
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que manteve a frota de transporte coletivo sempre acima da demanda de passageiros. A SPTrans monitora diariamente o deslocamento dos passageiros de ônibus na cidade com o objetivo de realizar eventuais ajustes caso seja constatada a necessidade.
Sobre a transmissão da Covid-19 nos transportes públicos, inquérito sorológico realizado pela Prefeitura durante a pandemia mostrou que a proporção de pessoas infectadas que saem de casa para trabalhar ou realizar outras atividades essenciais é menor em relação a quem sai para locais e atividades não essenciais, independentemente do meio de transporte ou da forma de deslocamento. O avanço da vacinação na cidade de São Paulo possibilitou que a população imunizada fosse retornando às atividades e à utilização do transporte público. Vale lembrar que o uso de máscaras segue obrigatório no interior dos ônibus municipais.
As linhas que operam nas localidades mencionadas atendem aos critérios técnicos de adequação de oferta à demanda. As equipes da SPTrans monitoram diariamente o deslocamento dos passageiros de ônibus na cidade com o objetivo de realizar eventuais ajustes, caso seja constatada a necessidade. A fiscalização também foi acionada e, caso haja alguma irregularidade, as ações pertinentes serão tomadas junto à empresa responsável.
A SPTrans lembra que os passageiros podem consultar as melhores opções de deslocamento pelo site da SPTrans (www.sptrans.com.br), por meio do link “planeje sua viagem”. Além disso, a consulta está disponível nos diversos aplicativos disponibilizam a localização dos ônibus por linha aos passageiros via aplicativos em smartphones. Assim, é possível identificar as linhas que proporcionam o melhor caminho e o tempo de viagem estimado.
A empresa ainda reforça que para uma melhor verificação de reclamações específicas de passageiros, é preciso identificar a linha, local e horário para encaminhamento às equipes de fiscalização da SPTrans.

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