20/04/2022 às 23h18min - Atualizada em 20/04/2022 às 23h18min

​Moradores reclamam de repavimentação e serviços mal feitos pela Sabesp

Moradores continuam reclamando de invasão de buracos nas vias. A Prefeitura informa que está ativando o tapa-buracos e que aplicou mais de 600 multas à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo no período de janeiro até abril, com um total de R$ 16,5 milhões. A razão seria de buracos, crateras e obras de recomposição asfáltica, aplicados pela Sabesp, que não atendem a parâmetros técnicos.

Depoimentos apontam problemas com serviços mal feitos
“Aquele serviço ‘bem executado’ pela Sabesp! Cuidado ao passar pela Rua Cunha Gago em frente ao número 171. Talvez você tenha problemas.” C.R.

“Engraçado que 171 é estelionato. Fraude praticada em contratos ou convenções. Fraudaram o contrato e puseram asfalto falsificado!” G.A.

“Aqui foi a mesma coisa na rua Purpurina. Em 3 dias do ‘conserto’, já abriu de novo o buraco! Devem ter usado ‘fita crepe’ para arrumar.” A.V.

“Sabesp, tem que melhorar a fiscalização das empreiteiras. Já vi buraco recebendo entulho para regularização de guia. Na primeira chuva ocorrida pós-obra, ficou o buraco aberto.” H.P.

“A intervenção na Rua Harmonia também não fica atrás... Remendão sim, remendão não!” V.Z.

“Cuidado ao passar pela rua Mateus Grou em frente ao n. 352, e não ser engolido o asfalto está afundando.” C.S.A.

Sabesp recebe multas sobre repavimentação
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), informa que nos primeiros meses de 2022, aplicou 617 multas à Sabesp, totalizando o valor de R$ 16,5 milhões. As penalidades são em razão das obras de recomposição asfáltica que não atendem aos parâmetros técnicos, como geometria e nivelamento; afundamento e trincas; além de crateras, entre outros.
Desde o início da implantação do GEOINFRA, em novembro de 2019, foram protocoladas 48.110 obras por concessionárias no município. Destas, 39.425 são de responsabilidade da Sabesp, sendo 90% declaradas em situação emergencial.
Em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), a SMSUB elaborou, em 2019, o primeiro e único manual do país de especificações técnicas para a Operação Tapa-Buraco. O documento traz especificações técnicas, como o “requadramento”, ação na qual se recorta um quadrado maior do que o buraco, corrigindo não apenas a erosão mas toda a parte comprometida em volta do perímetro, garantindo a maior durabilidade do serviço  - nunca antes realizado na cidade. As concessionárias devem seguir os padrões determinados pelo documento:
http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-das-subprefeituras-smsub-42-de-11-de-novembro-de-2019
Previsão de conserto é para semana que vem
A Sabesp informa que vistoriou os endereços citados e constatou que as intervenções tratam-se do rebaixamento no leito asfalto no alinhamento das instalações da Companhia. Nesta terça-feira (19/4), a Sabesp dará início ao recapeamento das ruas apontadas. A previsão é que os serviços sejam concluídos na quarta-feira (25/04). As exceções são as ruas Purpurina e Harmonia, que, em vistoria, não foi identificado anormalidade nas vias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.