20/04/2022 às 21h21min - Atualizada em 20/04/2022 às 21h21min

​UNIP sedia um dos maiores e mais prestigiados eventos em Arquitetura: a 8ª edição do Seminário DOCOMOMO São Paulo

Saiba como participar do evento em live da UNIP, que acontece amanhã, 20 de abril, às 16h, pelas redes sociais oficiais da Universidade.

A Universidade Paulista (UNIP), em parceria com o “Comitê Internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Unidades de Vizinhança do Movimento Moderno” – na sigla em Inglês, DOCOMOMO –, convida estudantes e já graduados em Arquitetura e Urbanismo para a apresentação de trabalhos na 8ª edição do Seminário Docomomo São Paulo 2022. A participação é gratuita.
A atividade acontecerá de 23 a 25 de agosto, de forma on-line, nos períodos vespertino e noturno, e terá como temática “A arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos”, buscando refletir e debater sobre a evasão de importantes acervos e documentos da nossa arquitetura e urbanismo modernos.
Os eixos temáticos são:
1- Instituições e a preservação dos acervos.
2- Historiografia da arquitetura moderna e os acervos de arquitetura / e pesquisas de arquitetura moderna.
3 - Restauro e intervenções arquitetônicas e os acervos de arquitetura.
 
As inscrições para os trabalhos deverão ser feitas pelo link https://www.sisgeenco.com.br/eventos/docomomo/2022/ até 30 de maio e seguirão, na sequência, à seguinte programação:
Em 27 de junho: divulgação dos trabalhos selecionados.
Em 11 de julho: Limite para enviar a revisão dos trabalhos selecionados.
Em 23 a 25 agosto: Seminário Docomomo São Paulo
LIVE EXPLICATIVA DO EVENTO
Conheça todos os detalhes em live da UNIP “8º Seminário Docomomo São Paulo 2022 - A arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos”, que acontece amanhã, dia 20 de abril, às 16h, nas redes sociais oficiais da Universidade:
https://www.youtube.com/user/UNIPOficial
https://www.linkedin.com/school/unip/
https://www.facebook.com/UNIPoficial
SOBRE A UNIP:
A Universidade Paulista (UNIP) foi reconhecida em 1988, mas constituiu-se a partir do Instituto Unificado Paulista (IUP), do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP) e do Instituto de Odontologia Paulista (IOP); o primeiro destes foi autorizado a funcionar em 1972, inicialmente com os cursos de Comunicação Social, Letras, Pedagogia e Psicologia.
A UNIP, hoje, está entre as maiores instituições de Ensino Superior do país, fato este resultante de uma proposta acadêmica moderna, que visa à preparação de recursos humanos qualificados, demandados pela política de desenvolvimento nacional. Assim, a Universidade firmou-se oferecendo ensino de qualidade, tecnologicamente avançado e dirigido para o futuro, nas áreas das ciências humanas, sociais, exatas e da saúde. A maior finalidade é promover o desenvolvimento do potencial dos alunos, estabelecendo condições que possibilitem uma inserção ativa no mercado de trabalho. A UNIP forma profissionais de todas as áreas e desenvolve trabalhos que visam contribuir com as pesquisas científicas e inovações tecnológicas.
SOBRE O DOCOMOMO:
O DOCOMOMO foi fundado na Holanda em 1988. É uma instituição sem fins lucrativos que atualmente conta com representação em mais de 40 países. Seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins, sendo internacionalmente reconhecida como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas à preservação.
Com representação nacional desde 1995, o DOCOMOMO Brasil vem realizando seminários científicos bianuais, cujos resultados estão disponibilizados na rede mundial, constituindo um importante acervo do patrimônio moderno. “A partir do reconhecimento do legado brasileiro para a arquitetura e urbanismo modernos e do crescente número de pesquisas acadêmicas sobre temas correlatos, os núcleos regionais (Brasília, Norte-Nordeste, Paraná́, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul) também organizam Seminários DOCOMOMO, regularmente. O Núcleo DOCOMOMO São Paulo, o primeiro a se estabelecer após a criação do DOCOMOMO Brasil, vem desde então promovendo inventários, debates, encontros, oficinas, workshops e seminários”, explicam os coordenadores Prof. Dr. Miguel Buzzar e a Profa. Dra. Mônica Junqueira de Camargo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.