14/04/2022 às 22h16min - Atualizada em 14/04/2022 às 22h16min

​Córrego Caxingui vai ganhar um corredor verde

O maior, mais ambicioso e ousado projeto da região oeste dos últimos anos, foi anunciado na última semana, após o subprefeito do Butantã, Paulo Vitor Sapienza abraçar a causa e o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, bater o martelo no local, para iniciar imediatamente o ‘Projeto Corredor Verde do Córrego Caxingui’. 

CADES desenvolve plano
Uma força-tarefa formada por um grupo de Conselheiros do CADES-Butantã-Conselho Regional de Desenvolvimento do Meio Ambiente e Cultura da Paz, desenvolveu o plano de recuperação, ressignificação e revitalização do Córrego Caxingui, um afluente do rio Pirajuçara, que por sua vez, deságua e abastece o Rio Pinheiros. Duas arquitetas que compõem o CADES, Maria Bonafé e Luciana Murakami Molinari vão elaborar o projeto de mata ciliar de sustentação ao longo do trajeto do riacho, desde a travessia sob a Avenida Francisco Morato, até o final quando ele desemboca no Rio Pirajuçara.

Parque Linear Caxingui
O reconhecimento de toda a várzea do Caxingui foi feita pelo Secretário Pinheiro Pedro, acompanhado do gerente do polo oeste da SABESP, Anderson Pereira, responsável pela pureza e qualidade da água integrada ao ‘Programa Córrego Limpo’, no trecho lindeiro ao Parque Linear Caxingui.
O levantamento minucioso da toda extensão da área por drone, foi realizado pelo fisioterapeuta Flávio Baptista Pinheiro. Integrados à recuperação do rio, estão ainda, a bióloga da Secretaria do Verde, Solange Sanchez, o paisagista André Pedrotti, o professor André Helèn e o advogado Paulo Lomar, ambos diretores da Associação dos Moradores, além dos conselheiros ambientais, sociedade civil e integrantes da subprefeitura. O relatório preliminar de diagnóstico,foi elaborado pela representante da região, Maria Bonafé.

Mata Atlântica
A área possui uma infinidade de nascentes e está dentro de vegetação remanescente da Mata Atlântica, além de fazer parte do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), instituído no artigo 38 da Lei 11.428 de dezembro de 2006. Um instrumento legal que direciona e possibilita que os municípios atuem proativamente na conservação e recuperação da vegetação nativa da mata.

Nascentes
O Córrego é alimentado por inúmeras nascentes e está situado dentro de uma área de grande importância na função ambiental.
São Paulo tem cerca de 300 cursos d’água em seu território. A maioria deles canalizados. Alguns, ainda respiram a natureza aberta, embora em condições bastante ameaçadoras. E, para proteger esses tesouros e garantir suas condições ambientais da melhor forma possível, os ambientalistas, em parceria com especialistas e órgãos governamentais defendem planos e estratégias que trabalham com a questão hídrica, o monitoramento, a proteção, a conservação e a recuperação dos rios e nascentes do município de São Paulo.

Crise hídrica
O subprefeito Sapienza determinou o envio do primeiro relatório do início dos trabalhos ao Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro, justamente por entender que o momento em que atravessamos uma crise hídrica sem precedentes e nossas torneiras ameaçam secar, o projeto torna-se absolutamente fundamental.

Proteção dos córregos
Entusiasta da ação, o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro ressaltou a importância da proteção de córregos e nascentes para garantir rios saudáveis e mais água limpa para todos. Ele apreciou também o fato do projeto se estender até o desague final da bacia de recarga do Caxingui no Rio Pirajuçara. O Secretário lembrou ainda a importância da recuperação ambiental, trazendo o equilíbrio da vida do ecossistema de volta. Ressignificação, diz ele. Essa é a palavra que define o planejamento de recuperação hídrica.

Corredor verde
O corredor verde tem várias etapas. Começa na entrada do Parque Linear Caxingui, segue o curso natural d’água em toda sua extensão, até a ciclovia da  Avenida Eliseu de Almeida, onde deságua no Rio Pirajuçara. No trajeto, o projeto pretende incorporar uma escola municipal infantil, que deve ser expandida para anexar um centro de educação ambiental, nos moldes mais modernos possíveis ....

Convite
Butantã, vamos arregaçar as mangas. Tem tarefas e funções para todos os moradores da região!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.