14/04/2022 às 21h49min - Atualizada em 14/04/2022 às 21h49min

​O perigo de liberação de voos internacionais em Congonhas

Apesar do governo federal investir R$ 222 milhões do Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac), o que representa muito pouco na aquisição de novos equipamentos, e renovação de estruturas para o aumento da segurança operacional do terminal aéreo, a retomada dos voos da aviação geral ao exterior ainda é temida pelos milhares de moradores que ladeiam Congonhas. Todos relembram os últimos acidentes fatais que mataram dezenas de pessoas e acreditam que deveria haver a redução de voos e nunca o aumento, ainda mais com aviões de grande porte.

A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais entrou em contato com a Infraero para solicitar explicações sobre o processo.

Gazeta de Pinheiros – Há estudos para implementação de voos internacionais no aeroporto de Congonhas?
Infraero - O Terminal de Aviação Geral Internacional, inaugurado mês passado, vai permitir a retomada dos voos da aviação geral ao exterior (voos executivos, particulares, em aeronaves de pequeno porte).

GP - Como a tecnologia implementada para aumentar a pista pode auxiliar no processo?
Infraero - Não há relação entre a tecnologia EMAS e o aumento da capacidade de voos no Aeroporto, bem como a Internacionalização da aviação executiva. A pista não foi aumentada, apenas recebeu uma área de escape, com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite da pista, fazendo com que o avião desacelere. O sistema traz ainda mais segurança a pousos e decolagens, preservando vidas também da população do entorno do aeroporto. Vale relembrar que a pista de pouso e decolagem recebeu, em 2020, outro reforço na segurança com a revitalização do pavimento e aplicação de camada porosa de atrito (CPA), que absorve e escoa a água da chuva, contribuindo para melhor aderência dos pneus da aeronave ao solo.

GP - Moradores locais temem novos acidentes com a inclusão. Como evitar que isto ocorra?
Infraero - A tecnologia EMAS foi instalada no Aeroporto de Congonhas justamente para aumentar a segurança das operações, sendo extremamente eficaz na redução dos impactos de acidentes aéreos, preservando também a área circunvizinha ao aeroporto e sua população.

GP - As aeronaves para voos internacionais, usualmente, são de maior porte. O aeroporto está habilitado para receber tais pousos e decolagens?
Infraero - O Terminal Internacional diz respeito apenas à aviação geral, que utiliza apenas aeronaves de pequeno porte.

GP - Haverá aumento do número de voos permitidos?
Infraero - Não terá alteração no horário de funcionamento e de voos. Aliás, a definição do horário de operação do Aeroporto de Congonhas, bem como do número de decolagens, é determinada por legislação do órgão regulador e fiscalizador competente – a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, o horário permitido para pousos e decolagens no Aeroporto também segue a licença ambiental emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb.

GP - Qual é, atualmente, o intervalo entre pousos e decolagens no local?
Infraero - A capacidade atual do Aeroporto de Congonhas é de até 41 slots por hora, sendo 33 para aviação comercial e oito para aviação geral.
Procuradas, a ANAC e o DECEA não retornaram antes do fechamento desta edição.

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