14/04/2022 às 21h44min - Atualizada em 14/04/2022 às 21h44min
Blocos desafiam e pretendem invadir as ruas. Comunidade, Prefeitura e PM são contra
Comunidade pinheirense continua preocupada e o 23o. Batalhão da PM, entidades, subbprefeitos e moradores, se reuniram no último dia 11, onde foi relatado que nenhuma solicitação oficial havia sido feita para o ‘Carnaval de Rua’. Porém, apesar da negativa, desfiles de ‘bloquinhos’ devem ocorrer, contrários à orientação dos orgãos públicos. Como não houve acordo de datas com os dirigentes e a prefeitura , os mesmos, segundo informações, entraram na Defensoria Pública do Estado, com um pedido para que a GCM e a Polícia Militar não usem a força contra os blocos que insistirem em desfilar. “Vão ficar sem poder de ação, podendo agir somente contra ambulantes e arruaceiros. E assim, segue o jogo...”, segundo o presidente da SAVIMA Cássio Calazans de Freitas.
Desfiles nos feriados
A Prefeitura está estudando para que o suposto evento ocorra, com toda a organização municipal em setembro. O prefeito Ricardo Nunes descarta desfiles de blocos no feriado de Corpus Christi e sugere nova data. “Se for em setembro, está fechado”. Gestão municipal alega não ter tempo hábil para viabilizar a festa em abril, como querem os organizadores de blocos, e diz que não há motivo para misturar Corpus Christi, uma festa religiosa, com o ‘Carnaval de Rua’.
Porém, o Ministério Público acionou a Polícia Militar e a Guarda Municipal para que os desfiles de blocos que ocorram não sejam impedidos. Alguns blocos, deste modo, podem vir a desfilar, mesmo sem a estrutura necessária para o evento.
A Gazeta de Pinheiros mostra a preocupação de moradores
“Instalaram banheiros químicos na Mourato Coelho. Já viram o que nos aguarda!” C.L.
“Carnaval na Quaresma? Nunca vi isso antes ...” B.B.
“Palhaçada esse Carnaval fora de época. Pura bagunça.” P.M.
“Mas não ia ser o Carnaval só desfiles de Escolas de Samba no Sambódromo? Que palhaçada é essa? Carnaval ou melhor baderna de rua ? Será que vai ter aqui em Pinheiros na Av.Faria Lima? Quando vai ser essa bagunça?” E.C.
“Agora o prefeito anunciou que não tem condições de oferecer estrutura ao carnaval de rua, e transferiu a responsabilidade para os blocos. Parece que eles não gostaram... (E nós então?)”. V.Z.
“Segundo G1, os bagunceiros anunciaram a intenção de realizar desfiles no feriado de Tiradentes em 21 de abril, independente da decisão anunciada pelo prefeito da cidade, que informou “O Carnaval de Rua da cidade em 2022 foi cancelado”. H.P.
23o. Batalhão da PM em operação especial
No último dia 11, o 23ºBatalhão de Polícia Militar Metropolitano através Tenente Coronel PM Marcos Daniel Fernandes, Comandante do 23ºBPM/M, e demais oficias, recebeu diversos representantes de órgãos públicos estaduais e municipais. Estiveram presentes o Capitão Neves, Coordenador Operacional do 1ºBatalhão de Polícia de Trânsito, Felipe Pita (Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Pinheiros), Alessandro Formigoni (Chefe de Gabinete da Subprefeitura do Butantã), Inspetor Djalma dos Santos, representando o Comandante da Guarda Civil Metropolitana -Região Oeste, Jefferson Alves- Gerência de Engenharia de Tráfego 8–Oeste da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), representantes do Conselho Tutelar além de diversos integrantes de tais órgão públicos presentes.
A reunião realizada por iniciativa do Cmt do 23ºBPM/M visou estreitar a integração entre a Policial Militar e órgãos citados, objetivando o estabelecimento de medidas de ações em virtudes de eventuais festas irregulares durante os desfiles de escolas de samba e blocos nos feriados de Páscoa e Tiradentes.
Comunidade e entidades participam
Também participaram representando os moradores, Luzia Fernandes e Anna Maria Cafaro, respectivamente presidente e vice do Conseg Itaim Bibi, Ivana Queiroz, presidente do Conseg Pinheiros, Fábio de Toledo, presidente do Conseg Butantã, Cassio Calazans, presidente da Sociedade Amigos da Vila Madalena (SAVIMA), seus conselheiros, Nelson da Costa Pereira e Silvana Carnicelli e Hermes Siviero, integrante da Comissão de Segurança Pública da OAB-Pinheiros que puderam testemunhar os esforços desprendidos na preparação para minimizar atos de incivilidades que possam ocorrer durante os feriados, momento em ocorrerão desfiles de Escolas de Samba no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo).
Perante isso, será feita uma operação especial nos dias 15, 16 e 17 e no próximo fim de semana, 21, 22, 23 e 24 de abril, a fim de evitar eventuais problemas causados com o deslocamento dos foliões, vindos do Sambódromo.