14/04/2022 às 21h41min - Atualizada em 14/04/2022 às 21h41min

​Maior Roda-Gigante da América Latina vai chegar em junho na região

Já foi iniciada a montagem da maior roda-gigante já instalada no Brasil. A “Roda São Paulo” ficará abrigada em uma área de 4,5 mil metros quadrados, no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos. Com inauguração prevista até junho de 2022, o projeto integra as ações do Governo do Estado para revitalizar a região do Rio Pinheiros. Moradores e entidades da região protestaram com a falta de estrutura no bairro para receber os milhares de visitantes, com a nova atração de lazer que faz parte das ações para revitalização do entorno do rio Pinheiros.

Maior da América Latina
A Roda Gigante será oficialmente a maior da América Latina superando as instalados em cidades como Paris, Toronto e Chicago. De acordo com a empresa responsável, São Paulo Big Wheel (SPBW), a roda tem um design único, leve e sustentada por cabos ou estais especialmente pensados para se integrar à paisagem urbana. Serão 42 cabines de observação com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também terá iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade.
No total, a estrutura terá mais de mil toneladas e vai requerer o uso do maior guindaste rodoviário disponível no Brasil. A montagem está sendo realizada com todos os cuidados de segurança e de forma a não interferir na visitação do parque. A expectativa é receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% do atual público frequentador dos parques.
 Para explorar o serviço na área a empresa pagará à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) R$ 141 mil mensais ou 10% do valor do faturamento bruto (prevalecendo o maior). Os valores serão transferidos à administração do parque. O entendimento também prevê apoio da SPBW na manutenção e robusto programa de inclusão social e educação ambiental a alunos de escolas públicas, além de beneficiários de programas e projetos sociais das comunidades do Jaguaré.
 Ainda segundo o projeto, o empreendimento terá uma área de convivência integrada ao Cândido Portinari, assinada pelo escritório Levisky Arquitetos Estratégia Urbana. Construída com materiais sustentáveis, pavimentos permeáveis, soluções de reuso de água e acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade. A área vai ocupar apenas 3% do parque e receberá enriquecimento arbóreo, favorecendo a biodiversidade nas margens do rio Pinheiros. Será ainda permitida a visitação de pets no local.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.