14/04/2022 às 20h38min - Atualizada em 14/04/2022 às 20h38min

​Quanto vale uma árvore?

Soube dia desses que numa decisão da Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, uma empresa foi autuada pelo corte de 35 árvores. O valor da multa foi estipulado em R$ 10 mil por árvore. Eu pergunto a você, leitor ou leitora, e aos órgãos competentes, se é possível precificar a remoção por corte ou transplante de uma ou mais árvores, saudáveis, e seu impacto no meio-ambiente local?
Diante do crescimento predatório e desorganizado da indústria da construção civil no bairro de Pinheiros, um conjunto de árvores na Rua Cristiano Viana, 140 está ameaçado. Nelas habitam Sabiás, Bem-Te-Vis, Corujas, Morcegos, e até mesmo Pica paus (!), que atuam em prol do ecossistema da região. O conhecido “João Velho” é uma ave muito útil para a conservação do ciclo da natureza, pois se alimenta de cupins, formigas e seus ovos, além de outros insetos nocivos à madeira. Essas árvores, como tantas outras ameaçadas ou cortadas, precisam ser compreendidas como patrimônio ambiental do bairro. Elas nutrem o ar que respiramos, fornecem sombra, mantém os lençóis freáticos saudáveis. Sem árvores, estaremos cercados por concreto e vidro. Ainda que as construtoras se apoiem na lei que autoriza a remoção de árvores através do replantio, esta compensação acontece em outras regiões, desestabilizando assim o ecossistema do bairro. Concluindo, em tempos que o preço do metro quadrado dos imóveis comercializados está avaliado entre R$ 15 e 24 mil/m2, volto a perguntar quanto vale uma árvore? Cyrela é a incorporadora
*Kareen Terenzzo faz parte do movimento Pró-Pinheiros

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.