07/04/2022 às 22h26min - Atualizada em 07/04/2022 às 22h26min

​Falta de energia continua prejudicando a todos. ANEEL mostra como fiscaliza e pode romper a concessão da ENEL

Os problemas com as quedas de energia vêm acontecendo há muitos anos na região, e principalmente na época de chuvas constantes. De acordo com moradores, a região oeste e sul da capital, vem sofrendo com a falta de luz. Os depoimentos apontam ainda problemas com a comunicação e resolução de problemas. A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais entrou em contato com a ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica para entender a questão.

Problemas relacionados a chuvas durante meses
“Região de Pinheiros com fortes oscilações de energia. Tirem seus aparelhos das tomadas. E entrem em contato. Vamos criar histórico da falta de infraestrutura no bairro e o excesso de uso pelas construções ilimitadas.”A.C.

“Aqui no ‘Baixo Pinheiros’ sempre acabou, mesmo sem obras. De algum tempo pra cá a gente está estranhando que não pára...” Cachorro fazia xixi no poste, pronto, a gente ficava sem energia “. E.O.

“Mesmo com chuvas amenas falta a energia residencial e semáforos não funcionam. Um caos!”. L.D.N.

“Fico me perguntando será que é por conta dos prédios? Por aqui onde moro, só tem casa, e mesmo assim, é chover e acabar a energia, nasci e cresci aqui na Vila e sempre foi assim por aqui. Lógico que há exceções...” C.M.

“Isso vem desde de sempre, morava no 6o. andar e se chovia a subia era de escada. Choveu falta luz em Pinheiros.” B.B

Enel ‘tenta’ responder
Sobre o tema, a Enel Distribuição São Paulo informa que o mês de janeiro de 2022 foi mais chuvoso dos últimos cinco anos, de acordo com CGE. A concessionária contabilizou 14.699 raios em toda a sua área de concessão. Com os fortes temporais, o volume de ocorrências relacionadas a interferências com galhos e queda de árvores, descargas atmosféricas e ventos aumentam e exigem um trabalho de reconstrução da rede elétrica.
Comunicação também gera depoimentos

“Não conseguimos falar com a Enel. As contas agora vêm por email... Não recebemos a de dezembro. Negociamos parcelar o pagamento. Parcelaram 50% e agora estão cobrando os outros 50% na conta de março. Temos número do protocolo do pedido, mas não conseguimos falar, nem marcar para ir presencialmente. Não dá para acessar a ouvidoria, apesar de ter o protocolo.” R.M.F.G.

“Parece brincadeira, mas não é, pois existem vários grupos de moradores contra a Enel. Eles ignoram as reclamações, não enviam as contas e agora estão entrando com ações contra os clientes. Nunca vi uma empresa com tantas reclamações, que não estão nem aí para os clientes.” M.W.

“No meu caso tive que acionar na Justiça. São muito incompetentes.” F.V.

“Ficamos na fila e é uma situação de dar pena, pois várias pessoas querendo negociar. E as contas agora só vêm por email. Para reclamar precisa fotografar o relógio de luz. Não sei em qual país imaginam que estão? Fotografar o relógio?” T.G.

Enel ‘tenta’ explicar (2)
Questionada sobre o problema, a Enel comentou que, com relação as faturas, o cliente pode receber no seu e-mail de cadastro. Solicitar através a mudança ou entrar em contato por meio dos canais digitais da distribuidora, como a Agência Virtual (https://www.enel.com.br/pt-saopaulo), o aplicativo Enel SP, disponível para iOS (https://apple.co/2VpYh8q) e Android (http://bit.ly/2VmOsIj), WhatsApp Elena (21-99601-9608), WhatsApp Lojas (11 94053-9491), no Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial), ou nas lojas de atendimento presencial.

Gazeta ouve a ANEEL
A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais entrou em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre o tema:
Gazeta de Pinheiros - Quais são as exigências para a manutenção do contrato com a concessionária? Quais são as etapas para a quebra de contrato com uma concessionária?
ANEEL - A ANEEL fiscaliza a prestação do serviço por meio de pontos de controle preventivo. A fiscalização é composta pela execução de 3 etapas: Monitoramento, Análise e Ação Fiscalizadora. O Monitoramento identifica indícios de prestação inadequada dos serviços concedidos. Esses indícios são encaminhados para um segundo nível de investigação, que é a Análise, na qual a fiscalização atua na identificação de pontos de melhorias para que haja a regularização célere dos problemas identificados pelos agentes, que se dá por meio de um plano de resultados. Não havendo a resposta adequada do Agente, procede-se à Ação Fiscalizadora, que é o terceiro nível da Fiscalização, podendo resultar na aplicação de sanções administrativas, tais como advertências e multas. Caso nenhuma das medidas seja suficiente, a ANEEL pode intervir administrativamente na concessão, nos termos da Lei nº 12.767, de 27 de dezembro de 2012, ou recomendar ao poder concedente a extinção da concessão, por meio de caducidade, nos termos da Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.
GP - Ao longo do verão, muitos foram os casos de quedas de luz na zona oeste de São Paulo. Há uma fiscalização sobre o trabalho da Enel na cidade? Como se dá?
ANEEL - Dado o contexto acima explicitado, informamos que a ANEEL mantém convênio de descentralização de atividades de fiscalização dos serviços de eletricidade com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP, que também realiza as fiscalizações naquele Estado, por meio de delegação. A respeito das interrupções de energia, informamos que está em andamento um Plano de Resultados a respeito especificamente de continuidade do fornecimento. Tal plano está sendo conduzido pela ARSESP, no âmbito do convênio de descentralização entre a ANEEL e a Agência Estadual. Após sua conclusão, a ANEEL irá avaliar se a Concessionária cumpriu com as metas pactuadas e se os resultados foram satisfatórios ou não.
GP - Há indicações de que as contas estão sendo enviadas apenas por email, sem a devida autorização. Isso é legal? As contas devem ser enviadas por correio?
ANEEL - A opção pela fatura eletrônica necessita de anuência prévia expressa do usuário, segundo o Módulo 11 dos Procedimentos de Distribuição, que reúnem conjunto de regras a serem seguidas pelas distribuidoras de energia.
GP - Como a população que se vê insatisfeita deve proceder?
ANEEL – Através do site https://www.gov.br/aneel/pt-br/canais_atendimento/reclame-da-distribuidora
Vereador Tonho Vespoli também se posiciona
Em entrevista exclusiva à Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais, o Vereador Toninho Vespoli se posicionou sobre o caso:
“Vários grupos e pessoas têm se manifestado contra a Enel. A empresa tem apresentado uma conduta absurda onde não há diálogo com os clientes. E, quem sofre com isso, como sempre, é o povo! Para quê existem canais de reclamação? Os cidadãos são ignorados de forma que não é possível negociar com a empresa e acabam ficando no prejuízo! A Enel não tem enviado suas correspondências de cobrança à residência dos clientes que, por isso, acabam por pagar suas contas mais tarde, recebendo via e-mail, passando até mesmo pela data de vencimento. E, quando tentam negociar pagamento com a Enel são surpreendidos com ações jurídicas, tendo que entrar na Justiça para resolver problemas que, se negociados com a empresa, seriam facilmente resolvidos. Alguns clientes tiveram de acionar a Justiça, outros denunciaram que para reclamar tinham até que fotografar o relógio de luz. É uma falta de respeito com o povo, que depende, infelizmente, da iniciativa privada para ter acesso a um serviço essencial. Só dor de cabeça!”

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