07/04/2022 às 21h54min - Atualizada em 07/04/2022 às 21h54min

​Pró-Pinheiros realiza novo protesto de ‘abraço coletivo’ contra a verticalização

No último dia 1º. um novo protesto aconteceu contra a verticalização desenfreada no bairro. A entidade Pró-Pinheiros organizou um abraço coletivo na tentativa de frear as demolições que estão ocorrendo no bairro, que é conhecido por sua diversidade arquitetônica, mas que vem sofrendo com a especulação imobiliária. A concentração ocorreu na esquina das ruas Artur de Azevedo com a Joaquim Antunes.

Abraços nas casas
Movimento Pró-Pinheiros organizou o grande abraço de tristeza pelo anúncio de derrubada das casinhas da R. Artur de Azevedo com Joaquim Antunes. Uma construção de 1939, que tem ‘muita história’. “Não queremos dizer abraço de despedida porque talvez surja consciência, um novo projeto de novas ideias da Idea Zarvos! Temos esperança porque uma empresa inteligente não almeja apenas lucro, mas boa vizinhança, qualidade de vida e respeito. No final das contas tudo que deve importar é o valor humano. Nós da Vilas do Sol desejamos um bairro cada vez melhor, mais bonito, com boas calçadas, iluminação solar, fiação elétrica e internet no subsolo, redes pluviais e de esgoto que supram o bairro, mais ciclovias e áreas verdes. Queremos qualidade de vida com visão do céu, calor do sol e brisa do vento. Isso não é elitismo, é direito de todos!”, concluiram os moradores

Depoimentos dão o tom do encontro
“Muito triste saber que estas casas serão demolidas para dar lugar para mais um prédio. Participei deste abraço e protesto contra a verticalização. A História de um bairro acabando.” N.G.

“Vou deixar meu choro rolar... Cada sobrado, cada casa, cada quarteirão que cai para dar lugar à ganância imobiliária, um pedacinho das minhas memórias se apaga. Logo mais, Pinheiros e arredores serão apenas prédios frios sem história. Daqui uns 10 anos ou até menos eles serão obsoletos ao passo que para esses casarões ou apenas casas, bastam uma restauração na pintura e eles revivem seus bons momentos. Por que não conservar? Por que não dar um incentivo aos moradores locais pra preservarem seus imóveis e sua memória? Somos tão pobres de cultura e essa destruição de um bairro tão maravilhoso só nos causa tristeza! Quem conhece a região da Alsácia na França vai entender o que sinto... Lá casas, sobrados de centenas de anos convivem em harmonia com comércio e turismo, e com certeza existe incentivo do governo para que isso permaneça até os dias atuais...” G.M.B.A.

“Que horror...” B.S.D.T.

“Isso é consequência do Plano Diretor de 2014 do então prefeito Haddad, ninguém ligou, nenhuma associação de bairro foi consultada, as construtoras mandaram e desmandaram, o resultado chegou!” B.B.

Bairro se modifica drasticamente
Pinheiros já foi um bairro horizontal, com sobrados e casas. Assim, a iluminação era bem distribuída, com uma boa vegetação, ventilação e estrutura que favorecia a quantidade de famílias que viviam ou trabalhavam na região. Porém, nos últimos anos, a intensa verticalização tem adensado e a quantidade de prédios prejudicado a qualidade de vida.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.