07/04/2022 às 21h37min - Atualizada em 07/04/2022 às 21h37min

​Carnaval vai entrar na avenida. Prefeitura não confirma blocos de ruas

Após adiamento por causa da pandemia, o Carnaval de São Paulo chega na avenida no final de abril. O Sambódromo deve receber a divisão especial nos dias 22 e 23 de abril. Haverá quatro dias de desfiles, que devem atrair mais de 110 mil espectadores e cerca de 30 mil componentes de escolas. Os blocos de rua não são confirmados pela Prefeitura, mas o que se sabe é que  dias 8 e 11 de abril, haverá reuniões entre os dirigentes e a municipalidae sobre o assunto. Moradores denunciam instalação prematura de equipamentos nas ruas, o que precede o desfile e o temor de balbúrdia na região.

Depoimentos demonstram preocupação
“Instalaram banheiros químicos na Mourato Coelho. Já viram o que nos aguarda!” C.L.

“Carnaval na Quaresma? Nunca vi isso antes ...” B.B.

“Palhaçada esse Carnaval fora de época. Pura bagunça.”P.M.

“Mas não  ia ser o Carnaval  só desfiles  de Escolas  de Samba  no Sambódromo? Que palhaçada  é  essa? Carnaval  ou melhor baderna de rua ? Será que vai ter aqui em Pinheiros na Av.Faria Lima? Quando vai ser essa bagunça?” E.C.

“É dinheiro que ‘corre solto’ com interesses de grandes empresas e cervejarias.Dane-se a população. Ai chegam as eleições e os políticos se transformam em  um bando de cordeirinhos.” E.C.

“Agora o prefeito anunciou que não tem condições de oferecer estrutura ao carnaval de rua, e transferiu a responsabilidade para os blocos. Parece que eles não gostaram... (E nós então?)”. V.Z.

“Segundo o G1 da Globo, os blocos anunciaram a intenção de realizar desfiles  no feriado de Tiradentes em 21 de abril, independente da decisão anunciada pelo prefeito da cidade, que informou

“ O Carnaval de Rua da Cidade em 2022 foi cancelado”. H.P.

Blocos necessitariam de meses de planejamento
A Prefeitura de São Paulo informa que todos os eventos autorizados são particulares, em áreas privadas, em que os organizadores se responsabilizam pela infraestrutura, segurança e aderência a todos os protocolos vigentes. Há que se diferenciar a complexidade de organização de um bloco de rua e de uma festa particular com temática carnavalesca. Fundamental esclarecer que não há qualquer impedimento de manifestações culturais ou de livre expressão. Há, tão somente, um zelo do poder público em não manter um evento que, tradicionalmente, atrai milhões de pessoas e, justamente por isso, precisa de meses de antecedência para ser planejado por toda a sua complexidade logística de estruturas de apoio, rotas e de segurança para todos os participantes. Eventual liberação de blocos de carnaval deveria acontecer não nos moldes do manifesto apresentado por entidades, direcionado àquele grupo, mas de maneira isonômica e aberta a todos os possíveis interessados, como ditam as regras da administração pública. Tal planejamento foi prejudicado por motivos alheios à administração e que foi o foco principal do município nos últimos dois anos: o controle da pandemia.

Comunidade promoverá reunião
Aa preocupação em virtude do período de desfiles de Carnaval fora de Época e a manifestação pública em canais de imprensa, provenientes de grupos blocos de Carnaval de Rua, que estão afirmando interesse em desfilar nesse período apesar do posicionamento contrário do Prefeito da Cidade de SP, deve ocorrer uma reunião no dia 11 de abril na sede do 23ºBPM/M. Devem estar presentes representantes das Subprefeituras de Pinheiros e do Butantã; da CET; da GCM; da SAVIMA (Sociedade Amigos da Vila Madalena);  do 14ºDP; do1ºBatalhão de Polícia de Trânsito; dos Consegs de Pinheiros, Itaim Bibi e Butantã; além da Gazeta de Pinheiros.

Grupo Especial
Desfile dia 22 de abril e madrugada do dia 23/4: 22h30 – Acadêmicos do Tucuruvi; 23h35 – Colorado do Brás; 0h40 – Mancha Verde; 1h45 – Tom Maior; 2h50 – Unidos de Vila Maria; 3h55 – Acadêmicos do Tatuapé; 5h00 – Dragões da Real
Dia 23 de abril e madrugada do dia 24/4: 22h30 – Vai-Vai; 23h35 – Gaviões da Fiel; 0h40 – Mocidade Alegre; 1h45 – Águia de Ouro; 2h50 – Barroca Zona Sul; 3h55 – Rosas de Ouro; 5h00 – Império de Casa Verde

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.