27/01/2022 às 22h33min - Atualizada em 27/01/2022 às 22h33min

​Amigos fora da Bolha

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Uma grande empresa de comunicação chamada Bolha desenvolve o amigo ideal para a garotada, devidamente conectado ao site e às diretrizes politicamente corretas da empresa instaladas nele, cuja finalidade é obter o algoritmo de amizade do seu dono. Feito esse procedimento burocrático, o B-bot estará à disposição 24 horas por dia, dizendo o que a criança quer ouvir e concordando com tudo o que ela fala, análogo a um escravo. De tanto Barney insistir, o pai com o consentimento da avó búlgara e  anti-comunista, acaba comprando acidentalmente um B-bot desconectado da Bolha. Ron Bugado, ao contrário dos outros modelos, nasceu pelado e sem programação, cuja necessidade foi aprender a conviver aos trancos e barrancos com os colegas da escola de Barney, sem machucá-los. Contudo, esse comportamento fora da bolha acabou conquistando as outras crianças. Um  verdadeiro amigo que agrada dizendo verdades inconvenientes e elogios de vez em quando.
Na hora mais escura após a morte do marido Pedro por revolucionários da Colômbia ao estilo das FARCs, Alma Madrigal ganha uma casa mágica que acaba sustentando o vilarejo inteiro por cinquenta anos. Os poderes com grandes responsabilidades foram transferidos aos seus descendentes a partir dos cinco anos, variando entre cura, superforça, metamorfose, superaudição, controle do clima, das plantas e dos animais. No caso do misterioso filho Bruno, seu dom mediúnico em prever o futuro tornou-se uma maldição para a matriarca empoderada que julgava ser onipresente, onipotente e onisciente naquele mundo ideal. Contudo, a cruel realidade revelada pelo profeta da família apagou a fogueira das vaidades que cegava os super-heróis endeusados, a exemplo do conto: O Sábio e a Vaquinha, unindo aqueles familiares egocêntricos, além de tirar os aldeões preguiçosos da sua zona de conforto, sem vontade de trabalhar, dependentes do assistencialismo diário do Encanto, graças à iniciativa de Mirabel. A neta e sucessora da abuela pragmática por não estar sobrecarregada de trabalho rude e pesado, teve inteligência emocional suficiente para solucionar os medos e anseios das irmãs belas e fortes, e dos tios e primos saturados daquele cotidiano mecanizado, sendo eles mesmos no futuro. Afinal, o futuro a Deus pertence.
Os diretores de Encanto na Disney Plus, Byron Howard e Jared Bush, testaram nossos preconceitos em 2016 ao colocar apenas mamíferos com hábitos e costumes antagônicos de modo a conviverem na megalópole Zootopia. Lá, o nobre prefeito é um leão pomposo, enquanto o poderoso chefão da máfia é um pequeno musaranho que parece um roedor, mas é um mamífero. Já os funcionários públicos são bichos-preguiça, cujo salário dá pra comprar uma Ferrari. Na trama, uma coelha fofa sai da zona rural de Bunnyburrow, determinada a se tornar uma policial no meio de brutamontes chefiados por um búfalo truculento. Seu parceiro por acidente é uma raposa astuta que acaba salvando a cidade de uma ovelha na pele de loba. O plano da vice-prefeita era governar em função do medo da população. Para isso, a vilã ardilosa injetou nos predadores uma neurotoxina de efeitos psicotrópicos, colocando as presas facilmente contra eles.
Sing 2 parece estar no mesmo universo de Zootopia devido à caracterização física dos personagens em oposição a sua personalidade. Na trama, Rosita (Reese Witherspoon) deixa os 25 filhos aos cuidados do marido a fim de retomar a parceria com Gunter (Nick Kroll) em outro grandioso show organizado pelo  encantador e cativante, Buster Moon (Matthew McConaughey). Meena (Tori Kelly) tenta vencer a timidez novamente com o objetivo de conquistar um pretendente da mesma espécie, enquanto o pianista meigo terá aulas de break para o ousado número musical. Johnny (Taron Egerton) dessa vez conta com o apoio do pai que presta serviços à comunidade de modo a atenuar sua pena de prisão. Por fim, a roqueira Ask (Scarlett Johansson) tem a importante missão de convencer a participar do evento seu grande ídolo Clay Calloway (Bono) que não aparece em público há 15 anos.  
Há 20 anos Spirit - O Corcel Indomável inovou ao mostrar a perspectiva de um cavalo selvagem em relação aos humanos. A trilha sonora foi composta por Hans Zimmer e os diálogos substituídos por canções de Bryan Adams. Na trama, o garanhão selvagem, símbolo do Velho Oeste, acompanhado de perto pela águia careca, símbolo da liberdade, tenta impedir que sua manada caia nas mãos de mercenários, e que a estrada de ferro chegue ao seu santuário. Na sequência, Spirit: O Indomável, o mustang arranja uma nova parceira extremamente carismática com a intenção de resgatar os companheiros novamente. Um enredo genérico que agradará crianças e os fãs assíduos da franquia.  
O Hotel Transilvânia encerra sua quatrilogia mantendo o nível das piadas que continuam muito engraçadas. Os planos iniciais do irreverente Conde Drácula era construir um hotel somente para monstros, mas a convivência com Johnny, marido da filha Mavis, e o neto meio humano, Dennis, que demorou para se tornar um vampiro, trouxe os humanos ao estabelecimento. De namorada nova, Drácula em Hotel Transylvania 4, disponível no Prime Video, pretende se aposentar, mas um acidente transforma os humanos em monstros e vice-versa. A confusão provocada pela arma de Van Helsing  leva o vampiro até a selva amazônica muito mal localizada, para variar.

Ron Bugado (2021) - Nota: 4,0 
Encanto (2021) - Nota: 4,0 
Sing 2 (2021) - Nota: 4.0 
Spirit: O Indomável (2021) - Nota: 3,0 
Hotel Transylvania 4: Transformania ((2021) - Nota: 3,0 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.