27/01/2022 às 22h22min - Atualizada em 27/01/2022 às 22h22min

​Subprefeitura do Butantã institui nova política de participação do cidadão

A administração do órgão possui um governo participativo e tem realizado inúmeras ações em prol dos munícipes da região

A nova política na Subprefeitura Butantã visa a mobilização e participação da comunidade, como a realização de um encontro mensal entre representantes do poder público, de serviços da Prefeitura e a população. A reunião “Olhar do Cidadão” é uma das principais ações que alavancaram essa mudança interna no órgão e na região. Os munícipes possuem abertura para solicitarem diversos serviços diretamente aos responsáveis durante este encontro, além de tirarem dúvidas e participarem da evolução da administração do seu bairro.

O Subprefeito Paulo Vitor Sapienza e sua equipe de gestão da prefeitura regional implementou o CCA (Centro de Controle Administrativo), onde é possível monitorar todos os processos atribuídos via SEI (Sistema Interno da Prefeitura de São Paulo) à Subprefeitura Butantã e seus colaboradores. Essa ação é uma revolução administrativa em prol da municipalidade, com foco em diminuir o tempo hábil de resolução das solicitações e excluir os gargalos comunicacionais entre diferentes setores públicos.
“A participação do cidadão no contexto é o que está fazendo com que a Prefeitura cresça. A principal importância desta administração é servir o cidadão. A participação efetiva do cidadão na nossa gestão é o que ameniza os problemas e diminui o tempo hábil de resolução.”, comentou Sapienza.

A Subprefeitura Butantã conta também com um ponto de atendimento SebraeAqui, com funcionamento entre 9h e 17h, onde os munícipes com interesses em empreender podem comparecer para tirarem dúvidas e receberem orientações. Além disso, a parceria entre o Sebrae, o Senac, a Faculdade Flamingo e a Subprefeitura proporciona diversos cursos profissionalizantes para a população se capacitar gratuitamente. O espaço educacional foi inaugurado recentemente e visa oferecer suporte aos comerciantes da região, assim como microempreendedores.

Outra novidade no Butantã é a Faculdade de Cidadania, projeto idealizado pelo Subprefeito, onde os munícipes terão acesso à um curso completo sobre o tema, os capacitando para se tornarem peças fundamentais na evolução da sociedade regional. A iniciativa está em fase de desenvolvimento e a Subprefeitura irá disponibilizar todas as informações em breve. Importante ressaltar que o projeto vai além do serviço educacional, ele terá continuidade através de uma “Roda da Solidariedade”, ação de troca entre a população de alta e baixa renda.

Com a intenção de incentivar as mulheres empreendedoras, a prefeitura regional inaugurou as Feiras de Artesanato em diferentes praças do Butantã. Aos domingos, das 9h às 17h, as artesãs comercializam seus produtos em praças como a Elis Regina, a praça Vinicius de Moraes e a praça Zaphira. Os eventos são abertos ao público e esperam receber munícipes de todas as regiões, que podem desfrutar da gastronomia também presente nas praças.

Como uma das maiores responsabilidades de uma Subprefeitura, a Zeladoria Urbana do Butantã segue sendo o maior foco desta gestão que busca colocar os distritos do Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno e da Vila Sônia nos “trilhos”, ou seja, conseguir atender a todas as demandas dos residentes. O Portal 156 segue sendo o canal de comunicação oficial da Prefeitura de São Paulo, mas o Subprefeito coloca o seu gabinete à disposição da população, agendando reuniões com inúmeras lideranças de comunidades, gestores de conselhos, autoridades de outros órgãos e munícipes com distintos interesses e inúmeras necessidades.

A Subprefeitura Butantã busca trilhar um longo caminho para alavancar a administração pública regional, processo que foi iniciado a partir destas grandes ações. Apesar de os 5 distritos que a Subprefeitura realiza a zeladoria urbana possuírem 56,7 km2 e uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, a atual gestão mantém o foco na municipalidade. Visando um trabalho a longo prazo, Paulo Vitor Sapienza ressalta: "É o nosso trabalho! A nossa função é zelar pela região e atender a população da melhor forma possível, oferecendo educação, trabalho, segurança e tudo o que possuem direito”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.