27/01/2022 às 22h17min - Atualizada em 27/01/2022 às 22h17min

​Insegurança preocupa população: assaltos e furtos aumentam em toda região

Em grandes metrópoles, a questão da segurança é sempre uma preocupação. São muitos os casos de arrastões, furtos e assaltos, causando sensação de insegurança. Os números comprovam que, mesmo em período de pandemia, a insegurança rondou a população.
De acordo com as estatísticas oficiais, a insegurança este presente, mesmo em período de pandemia. Em Santo Amaro, por exemplo, há cerca de 1.800 roubos por ano. Ou seja, uma média de quase 55 roubos por dia são registrados na delegacia do bairro. Se contarmos os cerca de 3.000 furtos anuais, são mais de 8 furtos registrados no distrito por dia.
Pinheiros, porém, tem um cenário pior de furtos, com números maiores de 4.000 por ano, o que dá um mínimo de 10 furtos na região por dia. A Vila Sônia, o Butantã e o Portal do Morumbi apresentaram números parecidos nessa relação, variando de 1.200 a 1.750 furtos anuais, algo em torno de 3 a 5 ocorrências do tipo. Números muito próximos também aos registros de roubos nestes bairros.

Consegs atuam em procura para melhorar a situação
No Estado de São Paulo e também em alguns outros estados, existe uma entidade de apoio a segurança pública, que se chama CONSEG. A sigla significa Conselho de Segurança e é formado por um grupo de cidadãos eleitos pela comunidade local, que se reúnem uma vez ´por mês junto a representantes da Polícia Civil, Militar, da Prefeitura e outros convidados, com o objetivo estreitar laços e contribuir para solucionar os problemas relacionados à segurança pública daquela região. Estes cidadãos cumprem mandados de 2 anos e são membros totalmente voluntários, ou seja, não recebem nenhuma remuneração para esta atividade. O CONSEG pode contribuir muito no combate a perturbação do sossego da sua região. As reuniões mensais do CONSEG são públicas e qualquer cidadão da comunidade pode participar delas.

Registro de Ocorrência é essencial
As polícias paulistas trabalham diuturnamente e de forma ostensiva para combater todas as modalidades criminosas na região. O patrulhamento preventivo realizado pela PM é reorientado e intensificado com base na análise dos índices criminais e dos boletins de ocorrência registrados. O efetivo atua por meio dos programas Força Tática, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Ronda Escolar, Radiopatrulha e Policiamento Comunitário. É importante que as vítimas dos crimes patrimoniais acionem a autoridade policial seja por meio presencial ou eletrônico, pois a comunicação formal dos fatos faz com que as ocorrências sejam investigadas, os autores responsabilizados e o policiamento na área reorientado. O trabalho em conjunto entre as polícias possibilitou na prisão e apreensão em flagrante de 378 pessoas, nos sete meses desse ano, 8% a mais que no mesmo período do ano passado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.