27/01/2022 às 22h07min - Atualizada em 27/01/2022 às 22h07min

​Verticalização continua em 2022 e atinge comércio e vilas locais

O comércio de Pinheiros, Vila Madalena, Butantã e Santo Amaro, também é atingido pelo processo de verticalização que tem acometido a região. Moradores preocupados com a situação alarmante de centenas de construções de prédios altos, ao mesmo tempo, buscam diminuir os índices permitidos nos bairros, onde incorporadoras e construtoras encontraram “lacunas” na Lei de Zoneamento, que deve ser corrigida e ajustada este ano, com a “Revisão do Plano Diretor” feita em 2021. Pela proximidade do centro e fácil acesso, além de amplo comércio, a zona oeste é muito procurada, o que gera especulação imobiliária e a substituição de casas por edifícios. Moradores tentam defender a história e tradições dos bairros.

Quadrilátero Vilas do Sol
Entidades locais, moradores e empresários tentam se unir para manter a característica do miolo de Pinheiros. “Este é o quadrilátero horizontal Vilas do Sol. Venha conhecer, apreciar e curtir. Vamos preservar! Compostos de pequenas casas, famílias jovens, famílias completas, crianças, idosos, animais de estimação, flores, muitas plantas, maritacas, sabiás, beija-flores, andorinhas e até saguis! Comércios de excelência, charmosos cafés, bistrôs, ‘chocolaterias’, sorveterias, pequenos restaurantes com suas mesas nas calçadas, lojas descoladas de roupas, de artesanato, de arte. São tantas opções de visitas, de compras e delícias. Esta área está sofrendo assédio de compra de casas por incorporadoras, desejando construir prédios e perder essa horizontalidade que faz esse quadrado tão atraente. Ninguém quer mais um edifício residencial. Não porque não sejam opções de moradia, mas para cada coisa, tem seu lugar certo, e esta área baixa não é um lugar para este tipo de construição. Todos sabem, só que, a lei equivocada e prejudicial à comunidade, considera qualquer área igual dentro da Zona de Estruturação Urbana (ZEU), na Zona de Eixos de Transporte, podendo construir prédios altos (C4), com recuos mínimos de 3 metros de seu limite de terreno. Não combina, não dá! As incorporadoras e construtoras, estão se aproveitando desta lacuna irregular da Lei. Segue o Manifesto: https://bit.ly/manifesto-pinheiros-unico-quadrilatero. Somos muitos gratos por seu apoio.”

Tradição é demolida em processo de verticalização
Ao final do ano passado, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais trouxe depoimentos sobre o processo de verticalização da região.

“Mais uma demolição! Sinagoga de Pinheiros, antiga e cheia de histórias vindo abaixo para dar lugar ao ‘novo’. E viva o Progresso!” N.G.

“Ninguém se preocupa com a história. Fundada em 1937, deveria ter sido tombada,uma pena.” N.C.

“Descobri que prédio da ACM perto da ex FNAC  também vai cair e tudo por ali.” F.N.

“O que será deste bairro? Me assusta as notícias sobre demolições da característica do bairro e espigões que virão.” S.G.

“Fico pensando na sobrecarga de trânsito na rua Artur de Azevedo, com tanto carro saindo destes empreendimentos. Sem contar que esta movimentação de caminhões de terra, que saem da rua Francisco Leitão que, vão abalar muitas árvores que já estão condenadas.”V.D.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.