27/01/2022 às 21h36min - Atualizada em 27/01/2022 às 21h36min

​Realização de obras para preservação da represa Guarapiranga terão início

A Prefeitura de São Paulo e a Sabesp, assim como as prefeituras de Embu Guaçu, Embu das Artes e Itapecerica da Serra assinaram convênio para obras de melhoria no sistema de esgotamento sanitário na bacia do rio Guarapiranga. Mais de 361 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com esta iniciativa, que também proporcionará saúde, qualidade de vida, preservação do meio ambiente da bacia e da represa responsável pelo abastecimento de cerca de 4,8 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

Empregos
As atividades envolvem a implantação de cerca de 6 mil ligações de esgoto, de estações elevatórias, de redes e de coletores. O investimento total é de R$ 203 milhões e a conclusão das diversas ações está prevista para entre 2022 e 2025. No total, as obras vão gerar 3.050 empregos diretos e indiretos. Além dos recursos próprios da Sabesp, os valores do investimento são do Banco Mundial (BIRD) e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, as construções contarão com coletores e estações elevatórias de esgoto.

Sobre as obras
Em São Paulo, para encaminhamento do esgoto da região da margem esquerda do Guarapiranga para a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Talamanca, serão construídos o coletor-tronco Guavirituba e a linha de recalque Tamanca. A Sabesp vai implantar outras seis novas EEEs e revitalizar a estação já existente na bacia. Desta forma, os bairros Jardim Almeida, São Francisco, Jardim Papai Noel, São Norberto, Jardim Colônia Paulista, Santa Fé, Jardim Santa Terezinha e Jardim Silveira serão diretamente beneficiados com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário.
Estão previstas para Embu Guaçu e Itapecerica da Serra  as implantações de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e de um coletor-tronco com 1 km de extensão. As obras vão encaminhar o esgoto de diferentes bairros (entre eles Vale da União, Jardim Jacira, Santa Júlia e Mombaça) para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri. Uma população de 5,4 mil pessoas será atendida.
Em Itapecerica da Serra, serão realizadas obras complementares de coleta de esgoto em áreas de proteção ambiental do Parque Horizonte Azul I e II, favorecendo 10 mil moradores. Também haverá a implantação da primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário, que beneficiará os bairros Parque Paraíso, Jardim São Pedro, Recreio Primavera e Jardim Itapecerica, abrangendo cerca de 18,8 mil pessoas. Serão executados 3.524 ligações de esgoto e 43,1 km de rede coletora e coletor-tronco. As ações vão gerar ainda mais de mil empregos diretos e indiretos.
A implantação de sistema de esgoto em Embu das Artes vai beneficiar os bairros Jardim Magali, Isis Cristina, Santa Rita e Vista Alegre. Fazem parte do cronograma duas estações elevatórias; 2,4 mil ligações de esgoto; e 14,4 km de redes coletoras e coletores-tronco. Será favorecida uma população de 7 mil pessoas e 1,9 mil empregos, diretos e indiretos, serão criados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.