27/01/2022 às 21h03min - Atualizada em 27/01/2022 às 21h03min

​Faltas constantes de energia prejudicam a população que pede a cassação da concessão da Enel

De acordo com moradores toda a região sudoeste vem sofrendo com quedas de luz. Os depoimentos apontam ainda problemas com a comunicação e resolução de problemas. A Enel, empresa responsável, afirma que mantém manutenção constante na região, mas não atende a população, que chega a ficar mais de 72 horas sem energia, com previsões falsas e promessas não cumpridas. Assim, empresas não conseguem manter seu fluxo de trabalho, restaurantes e todos perdem alimentos e até mesmo o lazer em período de chuva é prejudicado. Moradores pedem a cassação da concessão da concessionária de energia da capital.

Depoimento traz um mapa dos problemas com energia elétrica na região
“Moradores do Morumbi, Butantã, Vila Sônia e muitos outros ficam sem energia por mais de 24 horas. Choveu, a ENEL corta energia dos bairros, sem aviso e informações totalmente desencontradas a cada ligação dos moradores: “Vai retornar às 21h30”. Depois: “vai retornar a luz às 24h”. E ainda: “somente às 10h do dia seguinte”. “Não sabemos...”. A empresa que prometeu investir para evitar os “apagões”, ficou só na promessa com novas obras de infraestrutura, que não tem fiscalização séria do poder público. Todo o Morumbi, Portal, Vila Andrade, Panamby e grande parte do Butantã, já sofrem com esta queda e suspensão de energia constante. O que fazer? Reclamar não adianta. Temos que pedir a cassação dos péssimos serviços da ENEL, que substitui também a péssima Eletropaulo.”

“Estão sem energia há 48 horas no Jardim Bonfliglioli e perdemos todos alimentos. Falamos com a Prefeitura, Bombeiros e Enel que não tomaram providências urgentes.” E.M.

“Toda a região ainda sem luz no Butantã, Morumbi, Pinheiros e Santo Amaro.”A.B.

Enel afirma ter serviços emergenciais
A Enel Distribuição São Paulo informa que a área de concessão da distribuidora foi impactada por temporais, fortes ventos, alagamentos e até granizo durante três dias nas últimas semanas. Os bairros da zona sul e oeste da Capital, além dos municípios da região Oeste, como Osasco, Carapicuíba, Cotia, Barueri e Santana de Parnaíba foram os mais afetados.
A concessionária informa que colocou de forma emergencial mais de 3.000 colaboradores para atender às áreas mais afetadas, mas o caos tomou conta da região sudoeste da capital. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil também não deram conta para retirada de galhos e árvores caídos em função das chuvas, para restabelecer o fornecimento de energia. Todos foram prejudicados.

Poda
A responsabilidade legal pelo manejo e conservação é das prefeituras municipais. A Enel faz o afastamento de galhos próximos da rede elétrica de forma preventiva.

Investimentos na área
De acordo com a empresa, desde que o grupo Enel adquiriu a Eletropaulo, mais de R$ 3 bilhões foram investidos na rede elétrica. De janeiro a setembro de 2021, foram mais de R$ 1 bilhão. No período destacado do ano passado, a Companhia afirma que, para tornar a rede mais resistente às intempéries climáticas e diminuir a interferência de fatores externos, como a queda de galhos de árvores sobre os fios de média tensão, neste ano, a distribuidora adicionou 140 quilômetros de rede elétrica compacta (spacer cable) mais resistente e realizou 373 mil podas de galhos de árvores localizados próximo à rede. Entre outras ações de destaque no período podemos ressaltar as manutenções preventivas em 1.330 km de rede aérea e a substituição de 1.452 transformadores, que contribuíram para a modernização do sistema.

Ressarcimento
Para pedidos de ressarcimento por danos elétricos, a Enel Distribuição São Paulo esclarece que segue a Resolução da agência reguladora do setor elétrico (ANEEL), que estabelece o procedimento a ser adotado pelas distribuidoras de energia elétrica. O cliente pode entrar em contato com a empresa por meio do aplicativo da Enel São Paulo; pela agência virtual no site (www.enel.com.br); e pelo Call Center (0800 7272196).

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