27/01/2022 às 20h35min - Atualizada em 27/01/2022 às 20h35min

​Ciclovia na região é danificada e construtora é multada

Um trecho da ciclovia da ciclofaixa da Rua Costa Carvalho foi danificado sem solicitação ou autorização da Prefeitura. O motivo teria sido a liberação do acesso para a criação de um estacionamento privativo, de acordo com denúncia. A Prefeitura esteve no local e multou os responsáveis.

Moradores denunciam danificação da ciclovia
“Por volta do dia 15 de dezembro de 2021, a construtora de um novo prédio na esquina das ruas Vupabussu e Costa Carvalho, simplesmente destruiu um trecho da ciclofaixa da Rua Costa Carvalho, da noite para o dia, para construir uma rampa para carros no estande de vendas. A versão da construtora é que não foram eles que fizeram a rampa, porém, milagrosamente, surgiram as vagas demarcadas dentro do terreno, exatamente na região da rampa. Além disso, a placa ‘estacionamento para clientes’. Essa via tinha passado por uma grande reforma meses atrás, ou seja, destruição criminosa do patrimônio público. Além disso, está colocando em risco os ciclistas que a utilizam. Nas fotos a destruição de parte da ciclofaixa para construção de vagas no estande, vagas demarcadas e indicadas pela placa da construtora.” M.Q.

Prefeitura multa construtora
A Secretaria Municipal das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que o local possui alvará de aprovação e execução de obra para construção de nova edificação. Agentes de fiscalização foram ao local mencionado no último dia 24 e autuaram a construtora responsável pelo empreendimento, com aplicação de multa pelo rebaixamento irregular da guia da calçada e também por danos à sinalização da ciclofaixa.
A manutenção das calçadas particulares é de responsabilidade do proprietário do imóvel, conforme disposto na Lei Nº 15.442/2011. A Subprefeitura autua e notifica o proprietário da calçada quanto à manutenção do passeio. Se no prazo de 60 dias a calçada for readequada, a multa é cancelada. Caso não seja, a multa segue válida e é reaplicada periodicamente até a sua regularização. O valor atualizado da multa é R$ 497,32 por metro linear. Os munícipes podem fazer solicitações e denúncias nos canais de atendimento 156 (telefone, site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal e aplicativo SP156 no iPhone e Android).

Mais ciclofaixas, menos acidentes
O Plano Cicloviário da Prefeitura de São Paulo tem como objetivo ampliar a malha cicloviária da cidade. Além das novas ciclovias e ciclofaixas, o Plano Cicloviário também está requalificando a malha já existente, garantindo mais qualidade e segurança para quem se desloca de bicicleta.
Os números dos relatórios de acidentes da CET mostram que, quanto mais estruturas exclusivas para bicicletas, menor é o número de mortes de ciclistas. Por exemplo, entre 2011 e 2018, período em que a malha cicloviária passou de 74 km para 503,6 km de extensão, o número de mortes de ciclistas caiu na proporção em que a malha crescia: redução de 61% nas mortes na comparação entre o primeiro e o último ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.