28/10/2021 às 23h00min - Atualizada em 28/10/2021 às 23h00min

​Saúde na região continua sendo motivo de muitas reclamações

Em ano de pandemia, ficou ainda mais clara a necessidade de oferta de hospitais e centros de atendimento de qualidade à população. Entretanto, de acordo com moradores da região, a situação das UBSs da região é problemática, com críticas dos pacientes ao mau atendimento dos funcionários, principalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Jaqueline. Por sua vez, a Supervisão Técnica de Saúde do Butantã, informa que esta unidade é referência no setor.
Moradores reclamam de atendimento
“Venho deixar minha indignação com o posto de saúde Jardim Jaqueline. Minha mãe é uma senhora de 60 anos e hoje (25/10) precisou ir ao atendimento para marcar um eletrocardiograma. E foi muito mal atendida por funcionários, que estão tratando pessoas ‘de qualquer maneira’, com ignorância e não fazem seu trabalho. É necessário tratar com respeito. Mas alguns funcionários só querem receber o dinheiro no final do mês. É só isso que importa para eles.” P.C.
“Gente mal educada recebendo salários pagos por nós. Se não estão  satisfeitos é melhor que cedam lugar para quem precisa trabalhar. Querem só receber e maltratar o povo que precisa deste posto. Que triste! Tanta gente querendo trabalho, sem conseguir. E esses mal humorados, maltratando o povo.“ S.C.
“Sugiro a todos que façam o seguinte, quando houver algum problema: 1. Ligar no 156 e abrir chamado de reclamação - tenha o nome do atendente e anote tudo; 2. Procurar gerência da unidade e fazer a reclamação por escrito; 3. Participar das reuniões do Conselho Gestor de Saúde da unidade. Não basta falar, TEM QUE AGIR! Serviço público nenhum vai melhorar se a população não reclamar!” P.P.A.
“Tem posto ou hospital que os funcionários acham que são os donos da empresa, são arrogantes e nariz empinados.” M.B.M.S.
“Ouvidoria, anote o nome e faça reclamação. Não deixe por isto mesmo. A obrigação deles é atender bem, esclarecer toda e qualquer dúvida até que o paciente entender e isto com calma, paciência e respeito.” L.B.
“Reclama na Ouvidoria da SPDM que é a empresa onde estas pessoas trabalham. Elas não são funcionários públicos.” R.O.
“Sim, não são funcionários públicos. Segue link da associação que contrata: https://www.spdm.org.br/ “ A.G.
“Também fui muito maltratada no posto do Jaqueline. Denunciei na Ouvidoria e ate agora não resolveu nada. Pelo jeito, nada fazem. Achei que nem ligaram pro meu caso.” C.S.
“É simples: liga no 156 disca a opção Ouvidoria do SUS e reclama. Os postos estão desse jeito,  porque ninguém reclama,  por não saber do seu direito. Eles resolvem rapidinho.” V.V.B.
Saúde responde
O Grupo 1 de Jornais-Jornal do Butantã- tentou falar com a responsável da UBs J. Jaqueline, funcionária Viviane, sem sucesso. Os telefones 3751.16.65/42.85 não atendem, apesar da insistência. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Supervisão Técnica de Saúde do Butantã, informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Jaqueline é referência em atendimento para os moradores da região. Atende os pacientes por meio de escuta qualificada.
 No mês de setembro, a UBS realizou 2.320 consultas médicas, 759 consultas de equipe multiprofissional, 332 consultas de enfermagem, 1.983 procedimentos e 2.912 visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde. Até o dia 25 deste mês, a unidade aplicou 40 mil vacinas, sendo 22.821 primeiras doses, 16.185 segundas doses e 816 doses de reforço.
A UBS é administrada sob contrato de gestão pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). A Coordenadoria Regional de Saúde Oeste vai apurar as reclamações e a direção da UBS está à disposição para o que couber.

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