Cicloativistas fazem avaliações sobre algumas ciclovias da cidade. A Prefeitura afirma que foram entregues mais 158 km em todas as regiões da cidade e que as obras são fiscalizadas periodicamente. O ‘Bike é Legal’ é um portal na internet sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. Em seu canal no YouTube, houve um panorama das obras de implantação e requalificação de algumas ciclovias na cidade. Várias críticas são sobre problemas na execução das obras. De acordo com depoimentos, os problemas estariam nas empresas contratadas. Caberia à Prefeitura, a fiscalização, que não é feita regularmente. Largura das faixas Outras crítica é sobre a largura das faixas e qualidade do pavimento. Muitos locais apresentam ciclofaixas estreitas, com o tráfego muito próximo. Inclusive, o vídeo questiona o fato das sarjetas contarem como espaço utilizável pelos ciclistas. Outro ponto levantado é a demora na ressinalização de trechos e o péssimos material empregado na reforma, após as obras nas vias. Prefeitura afirma fiscalizar as obras A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego, informa que São Paulo já tem a maior malha cicloviária do país, com 661 km de extensão. Foram entregues 158 km de novas ciclovias e ciclofaixas em todas as regiões da cidade. Outros 5,5 km de novas conexões estão em obras e 10 km em fase final de sinalização, já estão sendo utilizados pelos ciclistas. Em relação às requalificações, o Executivo informa que foram feitos 240 km da rede existente. Outros 71 km seguem em obras ou em fase de sinalização no momento. Há previsão de ampliação da malha com a construção de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas, até 2024, aproximando a rede cicloviária da cidade dos 1.000 km de extensão. A Prefeitura afirma que as obras são fiscalizadas periodicamente por técnicos da CET e da SMT, para que possíveis falhas possam ser corrigidas, conforme o estabelecido no Manual de Sinalização Urbana Volume 13 – Espaços Cicloviários. Novas infraestruturas na região Recentemente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), concluiu as obras e a sinalização da nova ciclofaixa da Avenida Morumbi. Além disso, nova estrutura cicloviária foi implantada nas ruas Leopoldo Couto de Magalhães e Prof. Geraldo Ataliba, proporcionando conexão com as ciclovias da Faria Lima e da Luís Carlos Berrini. Muitas conexões A outra estrutura inaugurada foi implantada nas ruas Leopoldo Couto de Magalhães e Prof. Geraldo Ataliba, proporcionando conexão com as ciclovias da Faria Lima e da Luís Carlos Berrini. Com 594 metros de extensão, a ciclofaixa é bidirecional, localizada na pista, junto à calçada do lado par. Além da preparação do piso, a ciclofaixa recebeu o novo padrão de sinalização, que traz mais segurança aos ciclistas. A ciclofaixa segue pelas seguintes vias: R. Leopoldo Couto de Magalhães entre a Av. Brigadeiro Faria Lima e R. Professor Geraldo Ataliba R. Professor Geraldo Ataliba entre R. Leopoldo Couto de Magalhães e R. Henrique Chamma. Acidentes diminuem Os números dos relatórios de acidentes da CET mostram que, quanto mais estruturas exclusivas para bicicletas, menor é o número de mortes de ciclistas. Por exemplo, entre 2011 e 2018, período em que a malha cicloviária passou de 74 km para 503,6 km de extensão, o número de mortes de ciclistas caiu na proporção em que a malha crescia: redução de 61% nas mortes na comparação entre o primeiro e o último ano.