Subprefeitura de Pinheiros avança na manutenção da fiação de risco
A Subprefeitura de Pinheiros afirma estar em pleno vigor com uma operação de remoção de fiações irregulares e abandonadas em postes nas ruas, com o objetivo de melhorar a paisagem urbana e aumentar a segurança. Segundo registros recentes, o município também analisa medidas legislativas para tornar mais rigorosa a fiscalização das empresas responsáveis e acelerar o descarte correto. Fios removidos De acordo com a operação, fios soltos, cabos de telecomunicações desativados e instalações improvisadas estão sendo identificados, notificados e, em muitos casos, removidos. Nos últimos meses, parcerias com a CPFL Paulista já resultaram em toneladas de resíduos retirados dos postes. Projeto de lei No âmbito da capital, um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal (PL 570/2020) propõe obrigar a empresa distribuidora e as operadoras de telecomunicações a realinhar ou remover cabos inoperantes dos postes. A ação da Subprefeitura não se limita ao aspecto estético: fios soltos ou abandonados podem gerar riscos de acidentes, quedas ou curtos-circuitos, além de dificultar a manutenção de infraestrutura urbana. População participa Para a população, o mecanismo de participação é simples: ao flagrar fios soltos, caídos ou aparentando abandono, o morador deve abrir um chamado pelo número 156 do município. Essa alerta ativa o sistema oficial de atendimento e movimenta as equipes responsáveis pela inspeção e intervenção.
Apesar dos avanços, especialistas e moradores apontam que o desafio persiste nas travessas e ruas menos centrais, onde a fiscalização tende a ser mais lenta e as notificações menos visíveis. O êxito da iniciativa dependerá da atuação articulada entre Subprefeituras, operadoras e distribuidores, assim como da execução ágil das medidas previstas no projeto de lei.