Mais um vazamento de esgoto da Sabesp polui ainda mais o Rio Pinheiros
Novamente um grande vazamento de esgoto na altura da Ponte Eusébio Matoso, provocou manchas escuras de poluição nas águas e forte mau cheiro no Rio Pinheiros nos últimos dias. A Sabesp admitiu falha no sistema e alertou que novos episódios semelhantes podem ocorrer enquanto não forem concluídas as substituições de equipamentos na Estação Elevatória de Pinheiros, principal estrutura de bombeamento de esgoto do país. Mais esgoto no rio A estação opera 24 horas por dia e é responsável pelo encaminhamento dos dejetos de cerca de 3,8 milhões de pessoas para a Estação de Tratamento de Barueri. No entanto, uma das quatro bombas do sistema está fora de operação. Instalada em 2000, a bomba ultrapassou sua vida útil e deveria ter sido substituída há cinco anos. Segundo a Sabesp, o equipamento novo ainda está em fabricação na Suíça, com previsão de chegada ao Brasil apenas no primeiro semestre de 2026. O conserto provisório da bomba danificada deve levar dois meses. Multa, mas poluição continua A Cetesb, órgão ambiental do estado, multou a Sabesp em mais de R$ 1 milhão assim que foi notificada do vazamento. Em nota, a agência destacou que a Estação Elevatória de Pinheiros já possui histórico de problemas operacionais. Esgoto ‘in natura’ no Tietê
Este não é um caso isolado. Em junho, a Sabesp lançou cerca de 216 milhões de litros de esgoto por dia no Córrego Mandaqui, afluente do Rio Tietê, após o colapso de uma tubulação na Marginal Tietê. A empresa justificou a ação como medida emergencial para esvaziar o sistema e evitar um colapso ainda maior.