Campanha “Fim dos maus-tratos” une políticos e sociedade em defesa da causa animal
Com o objetivo de combater a crueldade contra os animais e fortalecer políticas públicas de proteção, foi lançada a campanha “Fim dos maus-tratos: juntos pela vida animal”, idealizada pelo deputado estadual Ricardo França, pela deputada federal Renata Abreu e pelo vereador Gabriel Abreu. A iniciativa busca mobilizar a sociedade em torno de medidas concretas para enfrentar o abandono, os abusos e a negligência sofrida por milhares de animais em todo o país. Entre os principais pontos da campanha estão o endurecimento das punições para quem comete crimes de maus-tratos, o reforço à fiscalização de denúncias, além de ações educativas em escolas voltadas à conscientização de crianças e adolescentes. Também está prevista a destinação de recursos públicos para ONGs, protetores independentes e órgãos municipais que atuam no resgate, abrigo, castração e vacinação de animais. Outro destaque é a proposta de criação de clínicas e hospitais veterinários públicos, voltados especialmente para tutores de baixa renda, além da implantação de um ‘banco de ração’ e uma ‘farmácia popular pet’, para garantir a nutrição e o tratamento básico de animais em situação de vulnerabilidade. A campanha também busca assegurar espaço fixo no orçamento estadual para políticas de proteção animal, rompendo com o histórico de negligência do poder público em relação ao tema.
Para ampliar o alcance das propostas, os parlamentares estão promovendo uma coleta de assinaturas em apoio à causa. O link para o abaixo-assinado pode ser encontrado em: https://fimdosmaustratos.com.br/abaixo-assinado-fim-dos-maus-tratos-shared/