Linha 6-Laranja inicia testes com trens e entra em reta final de obras após 10 anos de espera
Após uma década de obras marcadas por paralisações e troca de concessionárias, a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo começa a dar sinais concretos de que a inauguração se aproxima. Operada pela concessionária Linha Uni, a linha deve receber seu primeiro trem em julho deste ano. A expectativa é de que a composição esteja em circulação nos trilhos ainda em 2025. Segundo a Alstom, empresa responsável pela fabricação dos trens, o primeiro modelo já está pronto para testes no Pátio Morro Grande, na zona norte da capital. A chegada marca o início de uma nova fase para o empreendimento, que promete ligar a região da Brasilândia ao centro da cidade por meio de um percurso de 15,3 km. Atualmente, mais de 50% das obras já foram concluídas em 13 das 15 estações do novo ramal. Entre as estações com maior avanço estão Perdizes (82,42%), Água Branca (81,67%) e Santa Marina (81,42%). Por outro lado, a Estação 14 Bis - Saracura, com apenas 15,33% de conclusão, representa um dos principais gargalos da obra. Os trens da nova linha serão completamente automatizados, com capacidade para transportar até 2.044 passageiros por viagem. Com seis carros por composição, os veículos podem atingir até 90 km/h, permitindo intervalos de dois minutos entre os trens nos horários de pico, com possibilidade de redução para 75 segundos. Além da automação, os 22 trens encomendados contarão com tecnologias avançadas, como contadores de passageiros, mapas dinâmicos das linhas, monitores internos, sistema de vigilância por vídeo, detecção de fumaça e incêndio, além de detectores de descarrilamento.
A Linha 6-Laranja, que começou a ser construída em abril de 2015, representa uma das principais promessas de melhoria da mobilidade na zona norte paulistana. Mesmo com os avanços recentes, a população segue atenta ao cumprimento dos prazos e à entrega integral do projeto.