Descuido, elitização e abandono: a dura realidade do Parque Villa-Lobos sob gestão da Reserva Parques

Por
5 Min

A administração do Parque Villa-Lobos pela concessionária privada Reserva Parques, tem gerado uma enorme onda de críticas de frequentadores e moradores da zona oeste. Em meio a obras intermináveis, descaracterização de espaços, aumento exagerado de eventos realizados ao mesmo tempo (gerando público acima do normal) e cobrança por brinquedos e serviços, o que antes era um espaço público acolhedor se transforma, segundo muitos, em um shopping a céu aberto. Muitos depoimentos de frequentadores mostram o descaso do Governo do Estado, que permite os abusos e não atende as reivindicações das entidades que fazem parte do Conselho Gestor, como a SAAP (Associação dos Amigos de Alto de Pinheiros) e a Sociedade Amigos Bairro City Boaçava. Depoimentos “Destroem o Campo de Futebol 1 do Villa-Lobos e no lugar vira uma bela prainha com várias opções de quiosques para alugar. Parabéns aos nobres gestores!”, lamenta R.A., expressando a frustração com a substituição de áreas esportivas por estruturas comerciais. Outro frequentador, V.G., denuncia o fim da quadra de vôlei, espaço tradicional de convivência: “Pior que acabaram com a única quadra de vôlei, onde eu jogava desde que o parque existe!”. Parque sujo e “caro” A crítica mais recorrente é a sensação de elitização do parque. “Só é possível ir ao parque com uma criança se você estiver com cartão de crédito bombando!”, denuncia V.R., avó que levou a neta para um passeio e encontrou um parque sujo, com brinquedos gratuitos escassos e infláveis cobrados a R$ 15 por cinco minutos. “Shopping a céu aberto” Para S.A.A., o espaço “tornou-se um lugar para beber, caro e perigoso”. Já M.M.M. sentencia: “Para mim já é um shopping a céu aberto. Um horror”. De acordo com reportagens anteriores do Grupo 1 de Jornais - Gazeta de Pinheiros, o canteiro de obras constante e o número crescente de áreas cercadas por tapumes ampliam a sensação de descaso. Além disso, a presença ostensiva da segurança privada ‘Aster’, tida por muitos como pouco receptiva, gera desconforto. Pesquisa mostra insatisfação da população Depois de uma primeira pesquisa realizada o ano passado, a comunidade, os frequentadores e os vizinhos à área reprovaram a gestão do “Reserva Parques’, por inúmeras razões. Veja o que dizem: “Andava todos os dias, porém agora não me sinto segura pra caminhar. Seguranças, muito poucos. Vejo o parque mais vazio. Uma pena!”. “Estou extremamente insatisfeito. Como frequentador do parque, para esporte ou simplesmente lazer, percebo que o aumento na quantidade de eventos implicou na piora no acesso (estacionamentos lotados, trânsito intenso)”. “Estão ocupando o parque todo com brinquedos, eventos e ‘food trucks’. Não queremos um novo shopping center, e sim a preservação das áreas verdes e segurança”. “Piorou. O parque era muito mais tranquilo e contemplativo. Hoje tem excesso de comércio e atrações. Já vejo danos na vegetação”. “Estão abrindo muitos espaços desnecessários e tirando o verde do nosso parque”. “Moro em frente ao parque há mais de 20 anos e nunca esteve tão ruim. A multiplicação de eventos estão as áreas verdes”. “Tornou-se um espaço aberto para eventos, e esqueceram que ali era um lugar para termos um pouco de paz nessa cidade maluca”. “Novas instalações, eu não vi. Mas as antigas estão se deteriorando.” “Fiquei triste e revoltada” A falta de canais efetivos de escuta por parte da concessionária também preocupa os frequentadores. “Fiquei triste e revoltada! E ainda não sei como protestar!”, desabafa V.R. O parque, que já foi símbolo de lazer democrático, hoje parece afastar justamente quem mais precisa dele. Nota — Reserva Parques
“Desde que assumiu a gestão do Parque Villa-Lobos, a concessionária Reserva Novos Parques Urbanos tem promovido melhorias contínuas em infraestrutura, operação e serviços, como a reforma dos banheiros, instalação de novos bebedouros e pesquisas regulares de satisfação dos visitantes. Equipes de segurança, manutenção e áreas verdes atuam 24 horas, com limpeza especializada e acompanhamento rigoroso das obras e eventos, que contam com planejamento para minimizar impactos no trânsito. A concessionária também regularizou pontos de venda com critérios sociais que priorizam pessoas com mais de 50 anos, moradores da região, mulheres com filhos na rede pública e pessoas com deficiência, além de  manter opções de entretenimento gratuito e eventos com ingressos subsidiados, sem redução da oferta de atividades livres. Sobre as áreas esportivas, serão ampliadas e modernizadas através de técnica construtiva compatível com a prática de futebol em âmbito competitivo. O cuidado ambiental segue todos os trâmites legais. Quanto aos canais com a comunidade, imprensa e demais, a concessionária participa mensalmente de reuniões públicas e mantém canais abertos de atendimento e ouvidoria ao público. Até o momento, não há pendências de imprensa. A Reserva Novos Parques Urbanos reafirma o compromisso em garantir que o Parque Villa-Lobos continue sendo um espaço público, democrático e acessível. ”Reserva Parques