Novo Largo da Batata demora e população questiona
O Grupo 1 de Jornais publicou recentemente uma série de reportagens sobre o projeto do novo Largo da Batata. Anteriormente, a SP Urbanismo informou que ainda estão em desenvolvimento os estudos iniciais para a requalificação do Largo da Batata. E, desde então, não há orçamento ou cronograma definidos. O projeto original, de 2001, do arquiteto Tito Livio Frascino, foi a base da revitalização, parte dos planos do prefeito Ricardo Nunes, solicitada ao então subprefeito de Pinheiros. A SP Urbanismo deveria propor a setorização do Largo da Batata, requalificando praças ao redor da Estação Faria Lima e do Mercado Municipal de Pinheiros, avaliando o que do projeto original foi bem-sucedido e o que precisa melhorar. Entre as sugestões feitas na época pela população ao então subprefeito estão pista de skate, troca de pisos, melhorias para pedestres, retirada de gradis, realocação do posto "Pop Rua" e aumento da área permeável. A ideia é manter e potencializar a identidade turística, histórica e econômica do Largo da Batata". A revitalização seria resultado da luta da comunidade, com o apoio da Gazeta de Pinheiros e do Grupo 1 de Jornais, que têm constantemente sugerido melhorias para o Largo da Batata. A participação ativa desses veículos de comunicação tem sido crucial, promovendo debates entre a comunidade e especialistas. No entanto, a ausência de atualizações preocupa, com o projeto andando a passos de tartaruga.
Resposta da Prefeitura "A SP Urbanismo informa que a reforma do Largo da Batata está entrando em uma nova fase de planejamento, impulsionada pela recente aprovação da Lei nº 18.175/2024. Nessa atualização, a SP Urbanismo está reestruturando o prospecto das intervenções, que inclui o Largo da Batata, com foco em obras que melhorem a infraestrutura e promovam maior conectividade urbana.
A equipe técnica está trabalhando na elaboração dessas novas propostas, que incluem a reestruturação das ruas a serem intervencionadas e a reorganização do espaço público no entorno do Largo da Batata. A previsão é apresentar esse trabalho ao Grupo Gestor da OUCFL ainda neste ano."
Resposta da Prefeitura "A SP Urbanismo informa que a reforma do Largo da Batata está entrando em uma nova fase de planejamento, impulsionada pela recente aprovação da Lei nº 18.175/2024. Nessa atualização, a SP Urbanismo está reestruturando o prospecto das intervenções, que inclui o Largo da Batata, com foco em obras que melhorem a infraestrutura e promovam maior conectividade urbana.
A equipe técnica está trabalhando na elaboração dessas novas propostas, que incluem a reestruturação das ruas a serem intervencionadas e a reorganização do espaço público no entorno do Largo da Batata. A previsão é apresentar esse trabalho ao Grupo Gestor da OUCFL ainda neste ano."