04/09/2024 às 15h40min - Atualizada em 05/09/2024 às 00h00min

5 dicas para uma liderança mais consciente

UIRá BANHEZA
Divulgação - Daniela Garcia

Quando se fala em liderança consciente, há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração, afinal, uma liderança que busca gerar impacto positivo, necessita saber gerir e controlar uma organização ou uma equipe em meio a um meio corporativo de diversas instâncias. 
 

O líder consciente tem um alto grau de responsabilidade frente ao social, ambiental, governança e gestão de riscos da empresa, pois tudo precisa estar muito bem alinhado. Daniela Garcia, CEO do Capitalismo Consciente Brasil, listou cinco dicas e habilidades para esse desenvolvimento:
 

  1. Entenda a sua jornada: Dedique tempo para entender suas próprias emoções, valores e motivações. O Autoconhecimento é uma arma poderosa para lidar melhor com situações desafiadoras, compreender suas qualidades e defeitos e tomar controle sobre suas reações a situações mais emergenciais.
  2. Foco no desenvolvimento de pessoas: Incentive o crescimento e o desenvolvimento dos membros da equipe, oferecendo feedback construtivo e oportunidades de aprendizado. Busque entender as dificuldades de cada um e auxilie-os na sua jornada com as melhores habilidades que possuem. Uma liderança consciente valoriza o potencial de cada indivíduo.
  3. Seja disponível e aberto à comunicação: todos são parte de uma equipe, de um time e de uma sociedade. Coloque-se  à disposição para se alinhar e servir ao outro, percebendo que sempre há conexão entre todos os envolvidos. Isso gera criatividade, receptividade e reconhecimento para gerar resultados mais positivos.
  4. Seja empático: em todas as situações, coloque-se no lugar dos outros para entender suas perspectivas e necessidades. Isso ajuda a construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo.
  5. Responsabilização e ética: toda liderança que assume uma nova frente tem como motor a ética em suas tomadas de decisões e está preparado para a responsabilização que há de vir delas. Por isso, é preciso considerar todos os impactos a longo prazo para todos os envolvidos: stakeholders, funcionários, clientes e o meio ambiente.
     

Vale lembrar que o Capitalismo Consciente Brasil possui duas frentes acadêmicas de atuação, a Formação de Lideranças de alto escalão das empresas e outra lançada recentemente como uma plataforma educacional para associados, o Academy.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
UIRA BANHEZA DE ALMEIDA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.