O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

24/10/2017

Exposição chama atenção para rios soterrados da cidade

Publicado em 07/11/2014

Cinco artistas se reuniram para tentar levar ao conhecimento da população a falta de planejamento urbano

Grafite em meio à poluição de um dos córregos da cidade, imagem compõem a mostra: obra de “Zezão” / Renato CardealO crescimento desenfreado da cidade de São Paulo é o tema da nova exposição da Praça Victor Civita: “Rios e Ruas Intervenções”. Cinco artistas se reuniram para tentar levar ao conhecimento da população a falta de planejamento urbano que fez diversos rios e córregos existentes ser soterrados por toneladas de cimento e prédios. As obras apresentadas incluem o mapeamento dos lagos escondidos e chamam a atenção aos poluídos rios da metrópole.

O idealizador do projeto, Charles Groisman, acredita no potencial educativo e de conscientização dos trabalhos em exposição. “O objetivo é sensibilizar as pessoas através da arte para um novo olhar da existência destes rios, bem como a relevância da água”, afirma. Além de sensibilizar para a poluição dos Rios Pinheiros e Tietê, as obras buscam mostrar como a situação dos recursos hídricos na cidade poderia ser diferente se os córregos existentes não fossem perdidos.

Artista Paulo Von Poser reuniu objetos retirados da represa Guarapiranga para fazer sua obra/ Renato Cardeal Um dos trabalhos que exemplifica a quantidade de rios soterrados na cidade é o “Mapa dos rios e ruas principais da cidade de São Paulo”, com desenhos gráficos em alto relevo espalhados pelos corrimões do prédio que abriga a exposição. Segundo a artista responsável pela obra, Carla Caffé, a maior dificuldade foi fazer “um mapa de fácil entendimento”. Entretanto, ela não destaca seu feito dos demais presentes na mostra. “Vejo a exposição como um todo. As obras se complementam”, aponta.

A presença da mostra na Praça Victor Civita também é bastante significativa. Anteriormente um local de incineração de lixo, agora o prédio abriga a exposição. “Acredito que a história da própria praça já foi importante para o bairro de Pinheiros, por funcionar como um espaço cultural e educacional voltado para a sustentabilidade”, afirma Groisman.

“Mapa dos rios e ruas principais da cidade de São Paulo”, instalado em janelas, obra de Carla Caffé/ Renato Cardeal O idealizador também destacou a importância da exposição para os moradores do bairro. “Os indivíduos se tornam agentes transformadores, na medida em que, impactados, passam a difundir uma nova realidade da nossa cidade”, explica Charles.

A mostra Rios e Ruas Intervenções fica na Praça Victor Civita até o dia 30 de novembro. As obras estão expostas no Prédio do Incinerador da Praça, no primeiro piso. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia para participação. 

FECHAR



Gastronomia

Colunistas

Tecnologia